Home Locais de cinemaBrasil Trilha de Dois Rios na Ilha Grande

Trilha de Dois Rios na Ilha Grande

by Jú Miyoshi | @movie.places
Trilha de Dois Rios

Ilha Grande é um daqueles destinos que merece várias visitas para você conseguir desbravar cada cantinho do lugar. Eu e Roberto já fomos mais de 3 vezes e ainda estamos longe de dizer que conhecemos toda a Ilha. Da ultima vez decidimos fazer a trilha de Dois Rios para conhecer o presídio da Ilha Grande, famoso por ter dado origem a facção criminosa Comando Vermelho.

Como chegar à Ilha Grande

Há basicamente três formas de chegar à Ilha Grande, obviamente todas de barco, o que irá diferenciar é o local da partida e o tipo de embarcação, podendo ser via Mangaratiba, Conceição de Jacareí ou Angra dos Reis. Ir por Mangaratiba tem seus prós e contras, dentre as três opções é a mais em conta e também mais próxima do Rio de Janeiro (cerca de 100 km da capital), porém seu trajeto de barco é mais longo contando apenas com um horário de embarque (veja horários e valor aqui).

Conceição de Jacareí fica localizada há aproximadamente 20 km de Mangaratiba, tem muitas opções de barcos, tornando flexível os horários, alguns são bem rápidos, mas também mais caros que a barca que sai de Mangaratiba. Angra dos Reis também oferece diversas opções, apesar de mais distante do Rio de Janeiro, é a mais próxima para quem chega de Paraty e São Paulo.  

Quais passeios fazer na Ilha Grande

Na Ilha Grande há passeios para todo tipo de gosto e bolso, se você estiver numa viagem do tipo mais econômica, recomendo que prepare as pernas para fazer algumas das principais trilhas que o local tem, mas já aviso que se for sedentário, procure saber antes sobre o nível de esforço exigido, acredite em mim, você não irá querer ficar passando mal pelo meio do caminho e com um bando de mosquitos te picando.

DICA: Não carregue mochilas pesadas, leve água, barras de cereais e muito repelente.

Vila do Abraão

Na própria Vila do Abraão que é por onde a maior parte dos turistas desembarcam há ótimas opções, como por exemplo, a praia da Júlia, praia Preta, as ruínas do Lazareto, uma trilha nível leve para conhecer o antigo Aqueduto, passe também pelo Poção que é uma piscina natural com água extremamente gelada. Volte pelo lado oposto e pare no mirante para admirar a natureza abundante. Não se preocupe porque todo o percurso é muito bem sinalizado. Retornando ao centrinho não deixe de comprar sacolé (dudu, geladinho, chupe-chupe, etc.) numa das casas que fica no caminho, além de ser barato e refrescante, é uma delícia e tem de diversos sabores!

Praia da Júlia na Ilha Grande
Praia da Júlia na Ilha Grande – excelente opção principalmente com crianças.

Passeios de Barco

A cada passo há alguma empresa oferecendo passeios, a maioria de barco, alguns de meia volta na ilha, outros com a volta completa, ou ainda para lugares específicos como Lopes Mendes, Praia da Feiticeira que também tem trilha para uma cachoeira, Lagoa Azul e Lagoa Verde. Na primeira vez que fomos optamos por irmos a Lopes Mendes e amamos o lugar, passamos o dia todo por lá, a praia tem uma extensa faixa de areia, um mar relativamente calmo, é um dos passeios mais em conta, mesmo assim muitos optam por fazer a trilha (T11). Perto dela tem a praia de Santo Antônio, que era para ser um reduto para os nudistas, mas os curiosos atrapalham o intuito do lugar, ela também tem muitas pedras, o que a torna um pouco perigosa para nadar.

Praia de Lopes Mendes
Ilha Grande – Praia de Lopes Mendes.

Desta última vez que visitamos a ilha escolhemos o passeio meia volta da empresa Viva La Vida para conhecermos as famosas Lagoa Azul e Lagoa Verde. Fomos na comodidade de uma lancha nova. O passeio também inclui parada para almoço em Japariz (refeição não inclusa), Enseada das Estrelas, finalizando na Praia da Feiticeira.⁣ O barco sai às 10:00 e retorna as 16:00 horas. Adoramos a experiência e as curiosidades contadas pelo nosso guia William!! ⁣

Lagoa Verde na Ilha Grande.
Ilha Grande – Lagoa Verde.

Trilha de Dois Rios

De todas as vezes que fomos para a Ilha Grande considero que essa foi a melhor porque fomos com o nosso filho e também pela escolha do passeio, a Trilha de Dois Rios (T14). Essa trilha é considerada fácil, mas pra nós que somos sedentários ela foi bem pesada, principalmente devido a sua distancia (8.200 metros considerando só a ida), mesmo assim valeu cada esforço.

A trilha é fácil porque são subidas e descidas acentuadas, é basicamente isso. O melhor é que não é um caminho estreito, escorregadio como muitas das trilhas da Ilha Grande, muito pelo contrário é uma estrada bem larga. No meio do caminho tem um mirante com uma visão privilegiada da ilha.

Trilha para Dois Rios.
Ilha Grande – Mirante no meio da trilha para Dois Rios.

Partimos da Vila do Abraão em tono das 11 horas, já começamos errando, porque neste dia o sol estava a pino e isso só causou mais desconforto nos pontos sem vegetação, só chegamos em Dois Rios as 14:00 horas! Desconfio que batemos o recorde de lerdeza, mas leve em consideração que estávamos com uma criança pequena e que fizemos diversas paradas para descanso.

Dois Rios Ilha Grande
Dois Rios – parece que o tempo parou…
Dois Rios na Ilha Grande, Rio de Janeiro.
Dois Rios – O olhar de contemplação do Theo assim que chegamos.

Ao chegar em Dois Rios por favor não cometa o erro de só conhecer a praia e o rio que fica à esquerda, a melhor atração fica à direita, mais para perto do presídio. O encontro do Rio com o mar forma uma verdadeira piscina de água cristalina, a vontade que dá é de ficar ali por horas…na verdade fizemos isso, perdemos a noção do tempo e não pudemos voltar pela trilha (graças a Deus, porque já estávamos exaustos), nós voltamos num pequeno barco, enfrentando mar aberto até chegarmos a Lopes Mendes. Lá fizemos uma pequena trilha até a praia do Pouso onde finalmente pegamos o barco de volta para a Vila do Abraão (Tivemos que chamar e pagar mais caro, porque o último já tinha partido, portanto preste atenção no horário).

Dois Rios na Ilha Grande, Rio de Janeiro.
Dois Rios – Conheça o Rio que fica à direita, o lugar é um verdadeiro paraíso!

A história do presídio da Ilha Grande

A colônia Penal de Dois Rios foi construída em 1903 para abrigar presos comuns, mas na década de 1940 começou a receber presos políticos oriundos da Segunda Guerra Mundial. Essas transferências ocorreram porque a Ilha de Fernando de Noronha, na qual estavam sendo aprisionados os presos políticos, foi cedida ao Governo americano como base Aero Naval. Com a demolição do outro presídio da ilha, o Lazareto, presos comuns e políticos passaram a conviver em Dois Rios.⁣

Dois Rios – fachada do antigo presídio. No local hoje funciona um museu.

Filme em Dois Rios

Em 2010 foi lançado o filme 400 contra 1, que conta a história do surgimento da primeira facção criminosa do Brasil, a Falange Vermelha, posteriormente renomeada para Comando Vermelho. O filme tem personagens fictícios, mas é baseado em fatos reais. ⁣A obra mostra como essa mistura de presos foi um fator propulsor para a organização do crime no Rio de Janeiro e no Brasil. ⁣

Filme 400 contra 1 na Ilha Grande.
O filme 400 contra 1 conta a historia do surgimento do crime organizado no Brasil.

Globo Filmes – Foto (Reprodução).

Na década de 1980 o presídio ganhou ainda mais notoriedade devido a fuga de um detento por Helicóptero. José Carlos dos Reis Encina ficou conhecido como “Escadinha” devido a escada que foi lançada para ele e sua esposa subirem e fugirem. Algum tempo depois foi capturado, e em 2004 já no presídio de Bangu onde cumpria regime semi-aberto foi assassinado ao sair para trabalhar. Ele foi um dos fundadores do Comando Vermelho.⁣

Onde comer na Ilha Grande

Opção é o que não falta na ilha, porém o que determinará a escolha normalmente será o valor disponível para gastar, geralmente quanto mais perto da praia mais elevados serão preços, porém não há motivo para pânico, porque há restaurantes com boa comida e preço justo. Agora se a intenção é algo mais elaborado, o restaurante Pé na Areia é a pedida certa, sempre que vamos pedimos o camarão ao molho de catupiry que é simplesmente divino. Vale ressaltar que os pratos servem duas pessoas.

Ilha Grande – Frequentamos o restaurante Pé na areia desde o namoro.

Onde se hospedar na Ilha Grande

A Ilha Grande conta com diversas pousadas e hostels, não espere por luxo porque a vibe do local é uma pegada mais rústica, para curtir mesmo a natureza, mesmo assim é possível ficar em locais que oferecem conforto com o preço acessível. A nossa dica é que você procure e faça as reservas com antecedência, porque nós já deixamos para ver isso em cima da hora e pagamos caro por uma pousada terrível. Nós sempre reservamos via Hotéis.com, dedicamos tempo lendo as avaliações, mas da primeira vez foi uma viagem não programada, tentamos a sorte e o resultado foi catastrófico…

Desta última vez ficamos no Portal dos Borbas, uma pousada bem charmosinha, um pouco mais cara para o padrão da ilha, mas super bem localizada, com um belo jardim e excelente café da manhã.

Ilha Grande – Jardins da pousada Portal dos Borbas.

Confira também nossa aventura pela Ilha Grande nos destaques no nosso Instagram e a nossa última viagem no Brasil, destino: Vassouras!

Quer saber um pouco mais sobre a gente? 
Nos acompanhe nas redes sociais: @movie.places (Instagram)facebook/movieplacesoficial; youtube.com/movieplaces

You may also like

Leave a Comment