Nada melhor, para quem gosta de entreter-se sem dispor de muito tempo ocioso para garimpar, do que iniciar a semana, tendo ao seu dispor, para assistir quando quiser, uma seleção de altíssima qualidade de sugestões de séries da Netflix sobre crimes e mistérios de quatro continentes.
Veja também: 5 dicas de Séries para assistir na HBO
1. Black Earth Rising
[1 Temporada]

Ficha Técnica:
Ano de produção: 2018
Dirigido por: Hugo Blick
Gênero: Drama / Thriller
País de Origem: Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte
Sinopse:
Kate Ashby (Michaela Coel), sobrevivente do genocídio de Ruanda, foi resgatada ainda criança e adotada por Eve Ashby (Harriet Walter), uma promotora britânica famosa mundialmente. Agora, aos 20 e poucos anos, Kate trabalha para Michael Ennis (John Goodman) como investigadora jurídica no Reino Unido.
Opinião: [9,5/10]
Esta é uma série dramática espetacular, com certo valor documental, que se constitui de realidade e ficção para desenvolver uma trama intrincada de investigação criminal e espionagem internacional enquanto reconstitui os acontecimentos fundamentais e identifica os principais agentes políticos que deram origem, em 1994, ao genocídio de Ruanda – episódio que levou à morte mais de 800 mil ruandeses da etnia Tutsi.
2. O GRITO – Origens
[1 Temporada]

Ficha Técnica:
Ano de produção: 2020
Dirigido por: Shô Miyake
Gênero: Terror
País de Origem: Japão
Sinopse:
O investigador paranormal Odajima (Yoshiyoshi Arakawa) procura obsessivamente a casa amaldiçoada onde, tempos atrás, algo terrível aconteceu com seu filho e também com uma mulher. Já Haruka Honjo (Yuina Kuroshima) é uma estrela de TV que, toda noite, escuta passos perturbadores em seu apartamento. Os dois se sentem atraídos pela tal casa e, após visitarem o local, se tornam vítimas de uma maldição. Agora, Odajima e Haruka precisam sobreviver a uma série de eventos sobrenaturais, além de lidar com as assombrações violentas que insistem em persegui-los.
Opinião: [9,0/10]
Aqui está um terror que ultrapassa as barreiras linguísticas e se impõe como uma obra sólida e cativante ao despertar, no espectador, o horror primitivo à morte. Envolvendo investigação e fenômenos paranormais, a série oferece o melhor do gênero com uma narrativa não linear e ótimas atuações.
3. Quem Matou Sara?
[1 Temporada]

Ficha Técnica:
Ano de produção: 2021
Dirigido por: Bernardo De la Rosa Villarreal e Davi Ruiz (VII)
Gênero: Drama, Mistério, Policial
País de Origem: México
Sinopse:
Alejandro Guzmán (Manolo Cardona) é um homem que foi injustamente acusado de um crime. Depois de passar 18 anos na prisão, Álex enfim está livre e parece determinado a fazer justiça com as próprias mãos. Para descobrir a verdade por detrás do caso e provar sua inocência, ele decide se reaproximar da família Lazcano, responsável por incriminá-lo no passado.
Opinião: [8,5/10]
As produções em língua espanhola estão se tornando cada vez mais populares no catálogo da Netflix no Brasil. Esta é uma série envolvente que encena os desdobramentos catastróficos gerados por uma injustiça. Composta por uma narrativa repleta de mistérios, meias-verdades e reviravoltas, a trama de aparências é muito bem-sucedida no intuito de confundir e enganar o espectador até o clímax do suspense.
4. Cidade Invisível
[1 Temporada]

Ficha Técnica:
Ano de produção: 2021
Dirigido por: Júlia Pacheco Jordão e Luis Carone
Gênero: Drama, Fantasia, Mistério, Suspense, Policial
País de Origem: Brasil
Sinopse:
Após uma tragédia familiar, um homem descobre criaturas folclóricas vivendo entre os humanos e logo se dá conta de que eles são a resposta para seu passado misterioso.
Opinião: [8,0/10]
Finalmente, a Netflix nos brindou com uma obra que homenageia o riquíssimo folclore brasileiro envolvendo suspense, fantasia e drama policial. A série, em si, não é um primor, mas faz por merecer a atenção e o reconhecimento do público ao revalorizar aspectos da cultura nacional quase esquecidos pelas novas gerações. Destaco, aqui, a impressionante atuação do ator Fábio Lago, no papel de Curupira, e a composição do complexo Eric, personagem vivido pelo ator Marco Pigossi.
5. Deep Water
[1 Temporada]

Ficha Técnica:
Ano de produção: 2016
Dirigido por: Shawn Seet
Gênero: Drama, Mistério, Policial
País de Origem: Austrália
Sinopse:
A série é inspirada em crimes contra gays ocorridos ao longo de duas décadas em Sydney. Na história, uma série de agressões e assassinatos ocorre na cidade de Bondi, os quais começam a ser investigados pelos detetives Tori Lustigman (Yael Stone, de Orange is the New Black) e Nick Manning (Noah Taylor, de Game of Thrones).
Opinião: [7,5 / 10]
Série atual e moderna que coloca a cena LGBTQIA+, no centro das atenções, ao encenar uma trama investigativa sobre possíveis conexões entre assassinatos de homens gays ocorridos ao longo de duas décadas. Um dos seus maiores méritos é oferecer ao espectador uma reflexão pertinente sobre os perigos que rondam o mundo dos encontros sexuais intermediados pela internet e aplicativos de celular.
6. Le Chalet
[1 Temporada]

Ficha Técnica:
Ano de produção: 2017
Dirigido por: Camille Bordes-Resnais
Gênero: Drama / Thriller
País de Origem: França
Sinopse:
Era para ser uma reunião de verão em um chalé afastado, mas estes amigos caíram em uma cilada mortal que vai revelar um segredo obscuro do passado.
Opinião: [6,0/10]
Apesar de repetir fórmulas consagradas do gênero, sem inovar, a série possui uma premissa intrigante, que se assemelha bastante aos filmes de terror dos anos 1980-1990. Ela é, para além disso, muito interessante dos pontos de vista fotográfico e linguístico, pois escapa, a um só tempo, dos ambientes urbanos e do universo das abundantes produções em língua inglesa. O aspecto gráfico da encenação dos crimes é algo que vale a pena ser conferido.
Espero que gostem do post e, em especial, dessas sugestões de séries da Netflix sobre crimes e mistérios tanto quanto eu.