Seja um colaborador Movie Places

Europa Itália Movie Places

Sob o sol da Toscana em Cortona | Itália

26 de julho de 2019
Movieplaces Sob o sol da Toscana Jú Miyoshi

Como viajantes e românticos a moda antiga, conhecer a Toscana sempre esteve em nossos planos, afinal já fazia tempo que os filmes na região nos arrancava suspiros e fazia nossos olhinhos brilharem. Quando começamos a montar o nosso roteiro, um filme sempre esteve em nossa mente: Sob o sol da Toscana. Alguns podem atribuir isso ao título que em si já é bem sugestivo, mas a verdade é que não resistimos a uma bela história de amor ainda mais na Itália… então vem conosco se encantar com o Roteiro de Sob o sol da Toscana em Cortona!

A cidade

Cortona é uma província de Arezzo, uma cidade bem pequena com pouco mais de 20 mil habitantes, o que a faz parecer com uma vila onde todos se conhecem. Acredito que tenha sido esse um dos motivos que fez a escritora Frances Mayes se encantar pelo local.

Centro da Cidade de Cortona na Itália.
Centro de Cortona – Típica cidadezinha do interior.

Assim como muitas cidades da Toscana, Cortona possui vestígios da civilização Etrusca, logo em sua entrada é possível ver parte do muro desta civilização que protegia a cidade e um pouco mais abaixo fica a porta Bifora, ambos dos séculos III e IV a. C.

Porta Bífora na Cidade de Cortona na Itália.
Porta Bífora – vestígios da civilização Etrusca.

No centro histórico há um museu dedicado a objetos etruscos (Accademia Etrusca) e a Catedral de Cortona dedicada a Virgem Maria, a partir do pátio a sua frente é possível ter uma bela vista de Cortona.

Catedral de Cortona na Itália.
Catedral de Cortona dedicada a Virgem Maria.
Vista da cidade de Cortona na Itália.
Vista a partir da Catedral de Cortona.

Como chegar

Cortona fica aproximadamente a 30 Km de Arezzo, 100 km de Florença e a 200 km de Roma. Partindo de Florença você poderá pegar um um trem regional com destino a estação Camucia-Cortona, a viagem dura em torno de uma hora e meia, mas lá será necessário um ônibus para ir ao centro histórico, pois a cidade fica no alto de uma colina. Nós partimos de San Marino de carro, a viagem durou 3 horas.

Onde se hospedar

Nós passamos o dia em Arezzo, mas preferimos nos hospedar em Cortona, buscamos por uma propriedade semelhante a do filme, estilo rústico (mas com conforto) e muito verde como paisagem. Encontramos o hotel Borgo il Melone e ficamos muito satisfeitos. A casa principal é construída em pedra e possui amplas janelas com vista para os jardins extremamente bem cuidados repleto de pinheiros italianos que da um toque de charme ao local.

Hotel Borgo il Melone em Cortona na Itália.
Cortona – Hotel Borgo il Melone.
Hotel Borgo il Melone em Cortona na Itália.
Cortona – Jardins do Hotel Borgo il Melone.

Sob o sol da Toscana

O filme é baseado no best-seller de Frances Mayes, no qual a escritora relata sua experiência pós divórcio que a permitiu retomar sua vida nesta linda região da Itália. Mas como nem tudo na vida são flores, a decisão aparentemente precipitada de comprar uma casa num local onde ela estava passando férias, acarretou em uma série de desafios e de novas descobertas.

Roteiro Sob o sol da Toscana na Itália.
Villa Laura – No filme essa é a casa que a escritora compra.

Villa Laura

Na Itália é muito comum as residências receberem nomes que normalmente são dados em homenagem a antigos moradores, como aos patriarcas da família. Nós sempre gostamos de conhecer as origens das propriedades em que vistamos, no caso da Villa Laura, fizemos uma busca, mas não encontramos maiores informações. O que sabemos é que ela é casa que a Frances do filme decide comprar para reformar por conta própria e viver.

Roteiro Sob o sol da Toscana na Itália, Villa Laura.
Villa Laura – A casa da vida real hoje é hospedagem de luxo.

Não sei se você percebeu, mas fiz questão de ressaltar que a Villa Laura era a casa da Frances retratada no filme de 2004, mas porquê fiz isso? Porque na vida real a casa que Frances compra chama-se Villa Bramasole, obviamente por questões de privacidade optaram por gravar na Villa Laura.

Infelizmente não é possível fazer uma foto com a de Diane Lane chegando arrastando sua mala de rodinhas, pois trata-se de uma propriedade privada, mas a boa notícia é que o muro de pedras é bem baixinho e nos permite fotografar o local.

Roteiro Sob o sol da Toscana na Itália, Jú Miyoshi na Villa Laura.
Villa Laura

Entre os anos de 2006 a 2010 a Villa Laura passou por reformas para receber turistas que estão dispostos a se hospedarem nela e desembolsarem a partir de €14,000.00 por semana. A casa possui 10 quartos e tem capacidade para até 20 pessoas. Se animou? Veja maiores detalhes no site oficial.

Villa Bramasole

Essa sim foi a residência que ganhou o coração de Frances Mayes, onde ainda hoje ela passa suas férias de verão. Ao conhecer o local dá para entender o motivo dela o ter escolhido para recomeçar sua vida e superar traumas do passado.

A Villa Bramasole fica um afastada do centro, há uns 10 minutos de carro, mas não é difícil de achar. Você deverá seguir as placas em direção ao bairro de Torreone, logo após uma curva bem fechada você deverá virar à direita em direção a igreja di S. Nicolò e da Fortezza di Girifalco. Na bifurcação ao avistar um bar de esquina, mantenha-se à esquerda. A Villa Bramasole fica na quarta curva do seu lado direito, numa encosta. Vale lembrar que trata-se de uma propriedade particular, portanto evite problemas e não tente entrar, contente-se em tirar suas fotos ao lado de fora ok?!

Roteiro Sob o sol da Toscana na Itália, Jú Miyoshi na Villa Bramasole.
Villa Bramasole – Verdadeira residência da escritora Frances Mayes.

No dia em que fomos estavam fazendo algum tipo de reforma no local, mas não havia ninguém na estradinha em frente à casa, depois de alguns minutos passou uma moradora com caras de poucos amigos que sequer arriscamos pedir para ela tirar uma foto nossa juntos. Pela nossa experiência já sabemos que os vizinhos de locais famosos não costumam gostar deste tipo de peregrinação.

Roteiro Sob o sol da Toscana na Itália, Roberto Miyoshi e Jú Miyoshi na Villa Bramasole.
Villa Bramasole – Já que não tem ninguém para tirar foto da gente, vamos de selfie mesmo, o importante e registrar o momento ❤

Piazza della Republica

Esta é a principal praça da cidade e apareceu diversas vezes no filme, como na cena onde ela escreve um cartão postal, também aparece no coro de Natal.

Piazza della Republica – Theozinho na mesma escadaria que aparece no filme.

Outras locações

No filme, a protagonista parte para uma viagem rumo a costa Amalfitana ao lado de Marcello, mas este destino ficará para uma próxima viagem a Itália…

Curiosidade


✅ A Piazza Signorelli que fica em Cortona aparece no filme Sob o sol da Toscana e em A vida é bela, inclusive já escrevemos sobre ele aqui (ver post). Nesta praça fica o Teatro Signorelli, onde Guido ficou admirando Dora ao invés de prestar atenção na ópera e no final ainda a “sequestra”.

Cortona – a cidade também serviu de locação para o filme A vida é bela.

Vem com a gente relembrar este lindo filme, assista ao vídeo do nosso roteiro em Cortona de Sob o sol da Toscana no nosso canal no YouTube… ah, e não se esqueça de se inscrever e deixar um like 💋💋 ⤵️

Quer saber um pouco mais sobre a gente? 
Nos acompanhe nas redes sociais: @movie.places (Instagram)facebook/movieplacesoficial; youtube.com/movieplaces

    Deixe seu Comentário