Muito se fala a respeito da referência à ciência na série Dark, mas a série alemã que estreou no final de 2017 no catálogo da Netflix também trás fortes ligações com a religião, a começar pelos nomes dos personagens principais, as referências bíblicas na série Dark são muitas, mas como a trama é complexa pode passar desapercebida ao olhar dos telespectadores.
Quem é Noah?
Uma pergunta inquietante que mais uma vez não foi respondida é afinal quem é o Noah? Sabemos que Adam o escolhe para dar início as escavações da passagem do Sic Mundus em 1921 e que ele é doutrinado a fazer uma série de tarefas ao longo dos anos que aparentemente conduzirá a humanidade a um novo ciclo, até aí, ok, mas de onde veio o Noah, o porquê de sua escolha? Qual o seu real papel na trama?

Já sabemos que ele é o pai da Charlotte e que ela nasce devido ao seu relacionamento com Elisabeth que em 2019 é filha dela com Peter, mas a origem do personagem e o motivo de sua escolha pode ser elucidada pela Bíblia.
Noah é versão em Inglês para o nome bíblico Noé, homem escolhido por Deus para construir uma arca que salvaria a si mesmo, sua família e os animais de toda a espécie de uma catástrofe iminente. Assim como Noé, Noah também é escolhido para construir algo novo, diferente de tudo que existe, um túnel que conduzirá os viajantes a um portal com uma fenda temporal. Na porta desta passagem tem a frase em latim Sic Mundus Creatus Est (Assim o mundo foi criado), uma citação da Tábua Esmeraldina que deu origem à Alquimia.
Leia também: Significado da tatuagem do Noah da série
Podemos interpretar que Noah teve a mesma missão que Noé e que o túnel seria uma espécie de arca que conduzirá a humanidade para o novo mundo. Noé era uma homem íntegro e muito crente, não questionou as ordens de Deus em nenhum momento. Aqui o Noah de Dark começa a se diferenciar do homem bíblico, pois fica claro o seu descontentamento com o mestre no final da segunda temporada. Noah descobriu algo e tentou impedir os planos de Adam. Mas se Noah é Noé, seria Adam Deus? Vejamos.
Quem é Adam?

Particularmente eu duvido que Adam possa ser uma espécie de Deus, na verdade suas falas revelam muito sobre sua relação com Deus e a espiritualidade (ver post).
No futuro Adam se tornará Jonas que mesmo sabendo que Martha é sua tia se relacionará com ela. Essa relação pode ser uma analogia ao fruto proibido, e o nome Adam pode ter uma relação direta ao primeiro homem, Adão. Martha não representa somente a tentação carnal, já vimos que a moça será uma peça chave na terceira temporada, afinal o último episódio termina com ela vindo aparentemente de outra dimensão.
No contexto bíblico também há uma Martha, ela é uma das mulheres que acompanham Jesus na Ressurreição, em aramaico seu nome significa mestra. Algumas questões devem ser levantadas a repeito de Martha Nielsen. Ela sabia o tempo todo sobre sua morte e que Jonas iria contrariar Adam? Para entender melhor o papel de Martha temos que voltar a Jonas.
Quem é Jonas?

Eu não sei você, mas eu quase caí do sofá ao descobrir que o Adam na verdade é o Jonas, na minha opinião essa foi uma das revelações mais impactantes de toda a série, mas ao se tratar de Dark, quando uma resposta é dada automaticamente umas dez perguntas começam a ser formuladas em nossas mentes. Como Jonas tornou-se Adam e como ele ficou desfigurado? Teria Adam explicado a ela o verdadeiro pepel de Jonas? Essas respostas esperamos obter na terceira e última temporada.
Na Bíblia Jonas é retratado como um profeta que contraria uma ordem de Deus, que o manda a cidade de Nínive proclamar-se contra ela devido a maldade que ali imperava, assim como o Jonas de Dark, ele hesita em executar sua missão, era teimoso e questionador (notem que mais uma vez Adam assume uma posição semelhante à de Deus). O Jonas da série hesita em partes devido a sua personalidade questionadora, mas também devido a forte influencia de Claudia, que também é conhecida por Diabo Branco. Mas Claudia também é uma das referências Bíblicas na série DARK?
Leia também: O que o figurino de DARK pode revelar sobre a série
O Diabo Branco

Claudia é do mal ou do bem? Poderia um diabo ser bom? O branco se refere apenas a cor de seus cabelos na velhice ou seria Claudia uma espécie de anjo caído do bem? Vamos analisar seu papel na Bíblia.
Claudia era esposa de Poncio Pilatos e aparece em Mateus 27:19 intercedendo por Jesus:
“Não te envolvas no caso desse justo, porque muito sofri, hoje, em sonhos, por causa dele.“
Essa é a única citação do nome Claudia na Bíblia, pelo seu ato podemos concluir que era uma pessoa boa e bem intencionada. Entretanto, a integridade da personagem Claudia na série Dark é colocada o tempo todo a prova, para Adam ela é uma espécie de Lilith que atrapalha seus planos.
Os telespectadores desconfiam que há duas forças contrárias lutando, porém ninguém tem certeza sobre quem é quem e a citação de H.G. Tannhaus em um determinado momento nos faz questionar até mesmo essa dualidade.
“Nosso pensamento é moldado pelo dualismo. Entrada, saída. Preto, branco. Bom, mal. Tudo aparece como pares opostos. Mas isso está errado.”
H.G. Tannhaus
Leia também: O que as fotos e quadros de DARK pode nos revelar
A Triquetra

O símbolo pagão que aparece na série interligando os três lapsos temporais é visto pelos cristãos como a representação da Santíssima Trindade, um dos principais dogmas do Cristianismo, o mistério que admite que há três pessoas em um só Deus (Pai, Filho e Espírito Santo).
Em Dark já vimos que Adam e Jonas são a mesma pessoa, será que na terceira temporada aparecerá mais uma versão deles, fechando assim a tríade? Seriam eles do bem ou do mal? Como a série é uma produção que nos convida o tempo todo ao questionamento, irei encerrar com este no ar e com uma frase do Mikkel:
“O bem e o mal são uma questão de perspectiva.”
Mikkel
Assista a versão em vídeo das Referências Bíblicas na série DARK no nosso canal do YouTube ; )
Quer saber um pouco mais sobre a gente?
Nos acompanhe nas redes sociais: @movie.places (Instagram); facebook/movieplacesoficial; youtube.com/movieplaces
3 comments
Então, concordo até certo ponto com vc. Tb fiz várias relações. Mas pra mim o Jonas é mto mais do que a referência ao profeta. Mas sim a Jesus. O nome Jonas é aramaico (idioma principal do antigo testamento) e traduzido para o grego é Jesus. Sendo assim Jonas e Adam serem o mesmo faz mto sentindo eles são princípio e fim (alfa e Ômega). Dentro da tradição cristã Jesus é o segundo Adão.
Outro detalhe são os 33 anos… Jesus morreu aos 33 anos segundo a tradição católica, ele se sacrifica em prol dos outros e assim vai… Ver Jonas como Jesus nessa vertente pra mim faz mais sentido… Mas tudo não passa de especulação… Rsrs Gostei demais das suas relações!!
Também gostei muito das suas relações, não tinha parado para pensar na questão dos 33 anos e do sacrifício, analisando por este ponto de vista realmente Jonas está mais próximo de Jesus.
[…] o jovem Jonas na série, afinal “O bem e o mal são uma questão de perspectiva.” (Michael Kahnwald). Segundo a parábola, o Jonas bíblico desobedece Jeová sendo punido por três dias e três […]