Home Críticas Referências Bíblicas na série DARK | Netflix

Referências Bíblicas na série DARK | Netflix

by Jú Miyoshi | @movie.places
Referências Bíblicas na série DARK Netflix

Muito se fala a respeito da referência à ciência na série Dark, mas a série alemã que estreou no final de 2017 no catálogo da Netflix também trás fortes ligações com a religião, a começar pelos nomes dos personagens principais, as referências bíblicas na série Dark são muitas, mas como a trama é complexa pode passar desapercebida ao olhar dos telespectadores.

Quem é Noah?

Uma pergunta inquietante que mais uma vez não foi respondida é afinal quem é o Noah? Sabemos que Adam o escolhe para dar início as escavações da passagem do Sic Mundus em 1921 e que ele é doutrinado a fazer uma série de tarefas ao longo dos anos que aparentemente conduzirá a humanidade a um novo ciclo, até aí, ok, mas de onde veio o Noah, o porquê de sua escolha? Qual o seu real papel na trama?

Quem é o Noah de Dark, ele pode ser Noé, sendo uma nítida referência bíblica na série Dark.
Série Dark – Quem é o Noah? De onde veio? Como vive? Do que se alimenta?

Já sabemos que ele é o pai da Charlotte e que ela nasce devido ao seu relacionamento com Elisabeth que em 2019 é filha dela com Peter, mas a origem do personagem e o motivo de sua escolha pode ser elucidada pela Bíblia.

Noah é versão em Inglês para o nome bíblico Noé, homem escolhido por Deus para construir uma arca que salvaria a si mesmo, sua família e os animais de toda a espécie de uma catástrofe iminente. Assim como Noé, Noah também é escolhido para construir algo novo, diferente de tudo que existe, um túnel que conduzirá os viajantes a um portal com uma fenda temporal. Na porta desta passagem tem a frase em latim Sic Mundus Creatus Est (Assim o mundo foi criado), uma citação da Tábua Esmeraldina que deu origem à Alquimia.

Leia também: Significado da tatuagem do Noah da série

Podemos interpretar que Noah teve a mesma missão que Noé e que o túnel seria uma espécie de arca que conduzirá a humanidade para o novo mundo. Noé era uma homem íntegro e muito crente, não questionou as ordens de Deus em nenhum momento. Aqui o Noah de Dark começa a se diferenciar do homem bíblico, pois fica claro o seu descontentamento com o mestre no final da segunda temporada. Noah descobriu algo e tentou impedir os planos de Adam. Mas se Noah é Noé, seria Adam Deus? Vejamos.

Quem é Adam?

Quem é o Adam de Dark, ele pode ser Adão, sendo uma nítida referência bíblica na série Dark.
Dark – Quem é o Adam?

Particularmente eu duvido que Adam possa ser uma espécie de Deus, na verdade suas falas revelam muito sobre sua relação com Deus e a espiritualidade (ver post).

No futuro Adam se tornará Jonas que mesmo sabendo que Martha é sua tia se relacionará com ela. Essa relação pode ser uma analogia ao fruto proibido, e o nome Adam pode ter uma relação direta ao primeiro homem, Adão. Martha não representa somente a tentação carnal, já vimos que a moça será uma peça chave na terceira temporada, afinal o último episódio termina com ela vindo aparentemente de outra dimensão.

No contexto bíblico também há uma Martha, ela é uma das mulheres que acompanham Jesus na Ressurreição, em aramaico seu nome significa mestra. Algumas questões devem ser levantadas a repeito de Martha Nielsen. Ela sabia o tempo todo sobre sua morte e que Jonas iria contrariar Adam? Para entender melhor o papel de Martha temos que voltar a Jonas.

Quem é Jonas?

Quem é o Jonas de Dark, seria uma nítida referência bíblica na série Dark.
Dark – Quem é o Jonas?

Eu não sei você, mas eu quase caí do sofá ao descobrir que o Adam na verdade é o Jonas, na minha opinião essa foi uma das revelações mais impactantes de toda a série, mas ao se tratar de Dark, quando uma resposta é dada automaticamente umas dez perguntas começam a ser formuladas em nossas mentes. Como Jonas tornou-se Adam e como ele ficou desfigurado? Teria Adam explicado a ela o verdadeiro pepel de Jonas? Essas respostas esperamos obter na terceira e última temporada.

Na Bíblia Jonas é retratado como um profeta que contraria uma ordem de Deus, que o manda a cidade de Nínive proclamar-se contra ela devido a maldade que ali imperava, assim como o Jonas de Dark, ele hesita em executar sua missão, era teimoso e questionador (notem que mais uma vez Adam assume uma posição semelhante à de Deus). O Jonas da série hesita em partes devido a sua personalidade questionadora, mas também devido a forte influencia de Claudia, que também é conhecida por Diabo Branco. Mas Claudia também é uma das referências Bíblicas na série DARK?

Leia também: O que o figurino de DARK pode revelar sobre a série

O Diabo Branco

Seria Claudia Tiedeman do bem ou do mal?
Dark – O que representa a Claudia?

Claudia é do mal ou do bem? Poderia um diabo ser bom? O branco se refere apenas a cor de seus cabelos na velhice ou seria Claudia uma espécie de anjo caído do bem? Vamos analisar seu papel na Bíblia.

Claudia era esposa de Poncio Pilatos e aparece em Mateus 27:19 intercedendo por Jesus:

“Não te envolvas no caso desse justo, porque muito sofri, hoje, em sonhos, por causa dele.

Essa é a única citação do nome Claudia na Bíblia, pelo seu ato podemos concluir que era uma pessoa boa e bem intencionada. Entretanto, a integridade da personagem Claudia na série Dark é colocada o tempo todo a prova, para Adam ela é uma espécie de Lilith que atrapalha seus planos.

Os telespectadores desconfiam que há duas forças contrárias lutando, porém ninguém tem certeza sobre quem é quem e a citação de H.G. Tannhaus  em um determinado momento nos faz questionar até mesmo essa dualidade.

“Nosso pensamento é moldado pelo dualismo. Entrada, saída. Preto, branco. Bom, mal. Tudo aparece como pares opostos. Mas isso está errado.”
H.G. Tannhaus 

Leia também: O que as fotos e quadros de DARK pode nos revelar

A Triquetra

Qual o real significado da Triquetra na série Dark? Há referências bíblicas na série Dark?
Dark – Que símbolo é esse?

O símbolo pagão que aparece na série interligando os três lapsos temporais é visto pelos cristãos como a representação da Santíssima Trindade, um dos principais dogmas do Cristianismo, o mistério que admite que há três pessoas em um só Deus (Pai, Filho e Espírito Santo).

Em Dark já vimos que Adam e Jonas são a mesma pessoa, será que na terceira temporada aparecerá mais uma versão deles, fechando assim a tríade? Seriam eles do bem ou do mal? Como a série é uma produção que nos convida o tempo todo ao questionamento, irei encerrar com este no ar e com uma frase do Mikkel:

“O bem e o mal são uma questão de perspectiva.”
Mikkel

Assista a versão em vídeo das Referências Bíblicas na série DARK no nosso canal do YouTube ; )

Quer saber um pouco mais sobre a gente? 
Nos acompanhe nas redes sociais: @movie.places (Instagram)facebook/movieplacesoficial; youtube.com/movieplaces

You may also like

3 comments

Nath 16 de julho de 2019 - 00:11

Então, concordo até certo ponto com vc. Tb fiz várias relações. Mas pra mim o Jonas é mto mais do que a referência ao profeta. Mas sim a Jesus. O nome Jonas é aramaico (idioma principal do antigo testamento) e traduzido para o grego é Jesus. Sendo assim Jonas e Adam serem o mesmo faz mto sentindo eles são princípio e fim (alfa e Ômega). Dentro da tradição cristã Jesus é o segundo Adão.
Outro detalhe são os 33 anos… Jesus morreu aos 33 anos segundo a tradição católica, ele se sacrifica em prol dos outros e assim vai… Ver Jonas como Jesus nessa vertente pra mim faz mais sentido… Mas tudo não passa de especulação… Rsrs Gostei demais das suas relações!!

Reply
Jú Miyoshi | @movie.places 24 de julho de 2019 - 14:53

Também gostei muito das suas relações, não tinha parado para pensar na questão dos 33 anos e do sacrifício, analisando por este ponto de vista realmente Jonas está mais próximo de Jesus.

Reply
Crítica Segunda Temporada – Dark (2019) – Blog do Rogerinho 1 de agosto de 2019 - 19:54

[…] o jovem Jonas na série, afinal “O bem e o mal são uma questão de perspectiva.” (Michael Kahnwald). Segundo a parábola, o Jonas bíblico desobedece Jeová sendo punido por três dias e três […]

Reply

Leave a Comment