Home Críticas Os 5 maiores erros de liderança de Game of Thrones

Os 5 maiores erros de liderança de Game of Thrones

by Jú Miyoshi | @movie.places
Os líderes de Game of Thrones e suas falhas.

Numa busca rápida no Google é possível encontrar vários artigos falando sobre as valiosas lições de liderança que devemos aprender com Game of Thrones. Se você tiver uma sensibilidade e uma memória um pouco mais apurada perceberá que desde o primeiro episódio os temas liderança e poder sempre foram as colunas de sustentação da trama. Analisando por este ângulo, achei meio previsível fazer mais um destes artigos, além disso, acredito que bons líderes aprendem com os próprios erros, mas os excelentes observam e aprendem com os dos outros! Então neste post irei mostrar os 5 maiores erros de liderança de Game of Thrones, no qual você NÃO deve cometer na sua vida profissional.

Quem sou eu para falar sobre isso…

Antes de ter este blog e viajar ao redor do mundo para mostrar lugares de filmes e séries ao lado do meu esposo e filho, atuei como líder de grandes equipes no mercado farmacêutico por 10 anos. Acredite em mim, esse é um dos mercados mais agressivos e competitivos que existem.

Comecei minha carreira como balconista numa rede de drogarias, me formei farmacêutica e em pouco tempo cheguei ao cargo máximo que um farmacêutico poderia chegar na empresa – gerente de assuntos regulatórios. Depois de graves problemas pessoais, decidi mudar de estado e comecei em um novo emprego. Em um ano de trabalho consegui duas promoções, você pode até não achar grande coisa, mas empresa não tinha plano de cargos e salários para farmacêuticos e foi graças ao trabalho executado que pude abrir portas para novos profissionais. Fiz MBA em logística empresarial e fiquei por 4 anos neste lugar, no total foram 3 promoções.

Em ambas as empresas acertei bastante, mas também errei como ninguém. Se me arrependo dos erros? Sim, faria muitas coisas diferentes, mas tenho a consciência que os erros foram importantes e me trouxeram até onde estou hoje. Atualmente estou numa fase de aprender com os erros dos outros e como apaixonada pelo tema liderança e pela série Game of Thrones, quero compartilhar a seguir os maiores erros que identifiquei na série e que por sinal custaram bem caro…

Jú Miyoshi antes de blogueira

Vida antes de blogueira – dedicação ao mundo corporativo.

Os erros de liderança de Game of Thrones

5 – Confiar em pessoas não-confiáveis

Quando se é líder uma das coisas mais difíceis é ter em quem confiar. Liderança gera poder e poder atrai todo tipo de pessoa, seja ela boa ou não, separar o joio do trigo é algo que o líder terá que fazer constantemente.

Na primeira temporada vemos Ned Stark em uma situação muito delicada, isolado e longe de sua terra natal, o personagem comete duas falhas graves e uma delas é confiar em pessoas como Lord Baelish. Ned esperava por seu apoio e contou seus planos para um inimigo disfarçado de conselheiro.
A traição era algo iminente.

Ned Stark comete falha grave ao confiar em Mindinho.
Ned infelizmente confiou numa pessoa totalmente errada.

HBO – Foto (Reprodução).

4 – Subestimar o adversário

Mais uma vez nosso honrado Ned cometeu um erro grave, ele subestimou uma adversária extremamente poderosa e perigosa: Cersei Lannister.
Ao tentar intimidá-la contando que sabia sobre seu segredo, ele a deixa encurralada e nesta posição sua única opção era o ataque e foi exatamente isso que ela fez, o atacou.

Ned Subestima Cersei e comete mais uma falha grave.
Já sabemos o que acontece com ambos…

HBO – Foto (Reprodução).

3 – Não ter empatia

Já ouviu a expressão que o diabo mora nos detalhes? Pois é, essa é uma frase que traduz bem o que Jon Snow fez ao ignorar os sentimentos de Olly. Jon perde uma grande oportunidade de conversar com o garoto, dizer que entende suas dores, mas que no momento a decisão de deixar os selvagens atravessarem a muralha seria para o bem comum e que depois da batalha eles regressariam para suas terras. Mas não, ao invés disso ele mandou um “aham senta lá Claudia”. Óbvio que despertou a fúria do moleque que tramou para seu líder. Lembre-se o que divide o amor do ódio é uma linha muito tênue.

Jon passa por cima dos sentimentos de Olly e sofre um atentado.
“_ Ei Jon, me escuta só um pouquinho…”

HBO – Foto (Reprodução).

2 – Não ter flexibilidade

Cersei Lannister pode ter sido uma megera odiada por muitos, mas era uma líder, esteve no poder na maior parte da série e isso lhe custou muito caro, mesmo assim ela preferiu manter uma linha de liderança durona com pouca ou nenhuma flexibilidade. Uma liderança engessada, onde o líder raramente cede, dificilmente será próspera.

Cersei sempre fez a linha de líder linha dura.
“_Tem que ser do meu jeito!”

HBO – Foto (Reprodução).

1 – Não ter inteligência emocional

Agir com sabedoria é uma premissa básica para um bom líder e ao longo das 7 temporadas Daenerys Targaryen conseguiu esperar o momento oportuno para tomar decisões, porém na temporada final parece que sua paciência chegou no limite e ela passou a agir em nome do ódio motivado por suas perdas e pela sede por poder. A inteligencia emocional passou longe, dando lugar ao destemperamento e a tirania da qual sempre se orgulhou em combater.

Daenerys se desequilibra na reta final e perde a razão por não ter inteligencia emocional.
“_Chega! Cansei de ser racional, agora vou sentar fogo em todo mundo!”

HBO – Foto (Reprodução).

Ao contrário do que muitos pensam, liderança é algo extremamente solitário, por mais que o bom líder tenha que ouvir a todos, no final do dia a decisão será somente dele. Se for acertada ok, não fez mais que sua obrigação, mas se for errada, além de correr o risco de perder o posto, poderá perder também sua credibilidade.

Espero que este post tenha ajudado um pouquinho você que já é um líder ou que pretender ser um.

Abaixo, a versão do conteúdo em vídeo que está no nosso canal do Youtube ⤵️


Só não se esqueça de se inscrever e deixar um like ; )

Quer saber um pouco mais sobre a gente? 
Nos acompanhe nas redes sociais: @movie.places (Instagram)facebook/movieplacesoficial; youtube.com/movieplaces

You may also like

Leave a Comment