Seja um colaborador Movie Places

Movie & Book Reviews

O significado das cores do cabelo de Clementine Kruczynski de Brilho eterno de uma mente sem lembranças

19 de dezembro de 2020
O significado das cores do cabelo de Clementine Kruczynski de Brilho eterno de uma mente sem lembranças

Em 2004 muitos espectadores foram aos cinemas para assistir Jim Carey, o astro de comédias como O Máscara, Debi e Lóide, dentre muitos outros, atuar em um papel dramático ao lado de Kate Winslet. Naquela época, a internet era discada e o povo mal conseguia baixar uma música, quem dirá falar mal de um ator de filme que sequer estreou. Além de escapar de ser julgado pelo tribunal interneteiro, Jim ainda foi muito elogiado, pela crítica especializada, por sua atuação. Mas quem roubou mesmo a cena foi Kate Winslet, sua personagem errática, conflituosa e fora dos padrões, a garantiu uma indicação ao Oscar de melhor atriz. As colorações de suas madeixas também fizeram a cabeça de muitas jovenzinhas da época – inclusive a dessa que vos escreve, e é sobre isso que irei falar, sobre o significado das cores do cabelo de Clementine Kruczynski de Brilho eterno de uma mente sem lembranças.

A importância das cores no filme Brilho eterno de uma mente sem lembranças

Durante as fases de pré-produção e produção de um filme cada detalhe importa, praticamente nada é colocado numa cena de forma aleatória, muito pelo contrário, tudo é estudado minuciosamente, desde o tipo de plano, enquadramento dos atores e dos objetos que compõem o cenário, constituindo o que chamamos de Mise en scène. Todo componente do Mise en scène é importante, afinal, ele também nos conta a história, em muitos filmes a resposta para um mistério ou um melhor entendimento da narrativa pode estar em um destes componentes do Mise en scène que passou desapercebido. Esse é o caso de Brilho eterno de uma mente sem lembranças. As cores do cabelo de Clementine não são apenas para conferir a personagem um tom irreverente, volátil. As cores do cabelo de Clem são o fio condutor da história, é ele que nos situa na confusa linha narrativa do filme, que tanto agrada aos fãs e irrita aqueles que nada entenderam da trama. Vamos as explicações.

Leia também: Cenários de Brilho Eterno de uma Mente Sem Lembranças em East Hampton e Montauk 

O Círculo cromático e o cabelo de Clementine Kruczynski

A teoria da cor é uma combinação prática de arte e ciência usada para determinar as melhores combinações de cores. O círculo cromático foi inventada em 1666 por Isaac Newton, que mapeou o espectro de cores em um círculo. O círculo é a base da teoria das cores, porque mostra a relação entre elas. As cores que ficam bem próximas são chamadas de cores análogas, já as que ocupam posições opostas são chamadas de complementares. São dessas que irei falar.

Círculo cromático do cabelo de Clementine Kruczynski

Leia também: Precisamos falar sobre a fotografia de Bom Dia, Verônica

Nada melhor do que uma imagem para acabar de vez com as nossas dúvidas, por isso, fiz questão de ressaltar as cores análogas usadas no cabelo de Clementine Kruczynski no círculo cromático acima. Agora vamos entender o que essas cores representam dentro da construção narrativa da história do casal Joel e Clementine.

A linha temporal de Brilho eterno de uma mente sem lembranças

É possível traçar um paralelo entre a linha temporal e o significado das cores do cabelo de Clementine Kruczynski de Brilho eterno de uma mente sem lembranças. Segue o fio (literalmente):

Azul (Ruína Azul) – O fim é o começo e o começo é o fim. Parece até coisa da série DARK, e é isso mesmo, uma espécie de looping, ciclo eterno. Quando assistimos Clem se aproximar de Joel dentro do trem, na verdade, eles já se conheciam, ambos tinham passado pelo procedimento da Lacuna Inc., mas obviamente não se lembravam. Quando o filme de fato chega ao “final”, a Clementine está com a mesma cor de cabelo, azul, que por sinal ela conta a Joel que é de uma marca que produz tintas com cores e nomes diferentes, aquela era a Ruína Azul. O nome da tinta nos revela já nos primeiros minutos de filme que aquele relacionamento está fadado a ruína, mas a forma que isso é colocado no roteiro é tão sutil e inteligente, que somente depois de assistir algumas vezes você consegue fazer a relação.

As cores do cabelo de Clementine Kruczynski também estão relacionadas a estação do ano que, por sua vez, está diretamente ligada a fase em que o relacionamento se encontra. No caso do azul a estação é o inverno, é onde o casal se distancia, tornando-se frio um com o outro.

Clementine Kruczynski cabelo azul significado

Vermelho (Alerta Vermelho) – E eis que do nada o cabelo de Clem fica vermelhão. Aqui está meio óbvio que é a melhor fase do casal, o verão, onde eles estão apaixonados. Essa é a linha temporal que aparece em tela, não significa que é a linha temporal da história. Só para ficar claro, ao deixar Clem em casa, depois ligar para ela, e tal, ela não foi lá e pintou o cabelo de vermelho ok? Dali algo aconteceu, os clientes receberam suas respectivas fitas e caíram na real, aí sim, vamos para o final do filme com a cena do corredor. Mas sigamos com as fases do relacionamento.

Clementine Kruczynski significado do cabelo vermelho

Laranja (Agente Laranja) – Aqui o negócio começa a descambar, DR’s na rua, restaurantes, tretas por conta de assuntos aleatórios como por exemplo, pêlos no sabonete (quem nunca), e o cabelo vermelho vai desbotando e ficando laranja, sem graça, até meio seco. Chegou o outono e as coisas não tendem a melhorar, o distanciamento só irá aumentar. A próxima estação será decisiva para o relacionamento do casal: o inverno, que por sinal é o início e o final do filme.

Clementine Kruczynski significado do cabelo larajna

Nota: O Agente laranja é uma mistura de dois herbicidas utilizados como desfolhante pelo exército dos Estados Unidos na Guerra do Vietnã.  Seu uso deixou sequelas terríveis na população daquele país e nos próprios soldados norte-americanos, sobretudo malformações congênitas, câncer e síndromes neurológicas.

Verde (Revolução Verde) – A essa altura do campeonato você deve estar se perguntando, mas afinal, onde e quando esses dois se conheceram? E a resposta mais provável é que seja na praia, comendo coxa de galinha. Em plena primavera, com ambos abertos para o novo, propensos a um relacionamento. Trabalho com a palavra provável porque a verdade é que nunca saberemos ao certo onde a história começa e onde ela termina, até o por quê, isso com certeza é algo intencional do roteiro, um final aberto, onde o espectador pode devagar por anos a fio sobre a história e o destino dos personagens. Um feito brilhante, prova disso, cá estou, 16 anos após o lançamento, ainda estudando a simbologia das cores do filme.

Clementine Kruczynski significado do cabelo verde

Por que acredito que o filme é um looping / ciclo eterno

O filme termina com eles brincando na praia, essa cena final tem 3 cortes, e em um primeiro momento parece se tratar de uma mesma cena, mas um olhar mais atencioso consegue perceber que a fotografia muda, indicando que são dias diferentes, no qual eles revivem a mesma situação.

Eu sou tão fã, mais tão fã do filme que não sosseguei enquanto não encontrei a casa, assim como a praia onde eles correm. Assista abaixo a este momento 🧡:

Assine A Nossa Newsletter Para Receber Novidades, Dicas & Promoções!

    Você gosta de escrever? Se interessa por filmes, séries, livros e cultura geek? Seja um colaborador Movie Places!! Preencha o nosso formulário de seleção, clique aqui!

    Quer saber um pouco mais sobre a gente? 
    Nos acompanhe nas redes sociais: @movie.places (Instagram)facebook/movieplacesoficial; youtube.com/movieplaces

      Deixe seu Comentário