Seja um colaborador Movie Places

Movie & Book Reviews

O que o figurino de DARK pode revelar sobre a série

20 de junho de 2020
O que significa o casaco de Jonas

Recentemente eleita pelo Rotten Tomatoes como melhor produção original Netflix, DARK tornou-se um grande sucesso devido um conjunto de fatores que vão desde um roteiro inovador, cuidadosamente elaborado através de detalhes que podem passar desapercebidos até aos olhares mais perfeccionistas, uma trilha sonora que mantém o espectador em constante estado de tensão e alerta aliada a uma fotografia fria, quase desesperançosa. A seleção do elenco para compor as diferentes fases da trama é tão perfeita que merece um post à parte, porque nesse iremos focar no que o o figuro de DARK pode revelar sobre a série.

A importância do figurino numa obra cinematografica

Durante as fases de pré-produção e produção de uma obra cinematográfica cada detalhe importa, praticamente nada é colocado numa cena de forma aleatória, muito pelo contrário, tudo é estudado minuciosamente, desde o tipo de plano, enquadramento dos atores e dos objetos que compõe o cenário, constituindo o que chamamos de Mise en scène, todo componente do Mise en scène é importante, mas um que muitas vezes pode ser negligenciado aos olhos dos telespectadores é o figurino.

O Casaco de Jonas

As roupas dos atores numa determinada cena pode revelar muito sobre o tipo de mensagem que diretor quer nos passar. O fato de um ator usar basicamente o mesmo figurino durante três temporadas de uma série não pode ser algo em vão. Em DARK, Jonas Kahnvald usa desde o primeiro episódio um casaco amarelo que se destaca na fotografia cinzenta de Winden. Mas o que Baran Bo Odar e Anette Guther, a figurinista da série quiseram passar com esta escolha?

Casaco de Jonas
DARK – O significado do casaco amarelo de Jonas
Netflix (Foto: Reprodução)

A série DARK trás em seu roteiro inúmeras referências, desde Mitologia Grega, Alquimia, ciências à filosofia. Dentre estas referências, uma se destaca, estando fortemente presente até mesmo nos nomes dos personagens, me refiro as referências bíblicas. Acredite, existem estudos sobre o significado das cores na Bíblia. Logo, com tamanha influencia religiosa na trama de DARK, podemos especular que as cores não foram escolhidas ao acaso. Vejamos o que o amarelo representa na Bíblia.

Leia também: Referências Bíblicas na série DARK | Netflix

O ouro é visto como uma representação do ouro que está presente em diversas passagens da Bíblia como em Pedro 1:7:

Assim acontecerá para que a sinceridade da vossa fé seja atestada, muito mais preciosa que o ouro que se corrompe, ainda que refinado pelo fogo, resultando em louvor, glória e honra, quando Jesus Cristo for revelado.”

A cor é associada ao fogo e aos processos de purificação na Bíblia, estando intimamente ligada a fé e a unção.

Na terceira temporada finalmente deverá ser revelado quem é o “messias”, aquele que poderá romper o ciclo (se é que isso é possível), muitos acreditam que é o próprio Jonas, baseado na fala de Cláudia no episódio 6 da segunda temporada, onde ela diz que já viu o mundo sem ele e que não gostou.

A partir desta linha de raciocínio, surge um questionamento inevitável: por que o Jonas mais velho veste um casaco preto? E mais uma vez isso deve ter um significado. Os mais distraídos podem alegar que o casaco escureceu com o passar do tempo, ou foi resultado da radiação, mas ao observarmos melhor é possível perceber que são casacos diferentes.

Netflix (Foto: Reprodução)

O preto está relacionado à escuridão, morte e luto. Na versão mais velho de Jonas, ele está visivelmente cansado das viagens e dos acontecimentos em looping, ele fala abertamente à H.G. Tannhaus que quer destruir este ciclo. A cor pode estar associada ao seu estado de espírito. Alguns apostam que essa é a versão mais velha de Jonas em um dos mundos (assumindo a ideia de três ou mais).

Analisando os trailers da terceira temporada e até mesmo as fotos que Baran Bo Odar posta em seu Instagram, as roupas dos personagens como Martha, Magnus também são escuras, parece ser um mundo sombrio e sem esperança. No entanto, em um dos mundo Martha poderá assumir a função de Jonas, afinal será ela que usará o casaco amarelo num deles.

O casaco de Mikkel

Outro casaco que chama atenção é o que Mikkel estava usando quando desapareceu em 2019, ele veste um moletom preto com estampa de caveira, que simboliza seu desaparecimento, equivalente à morte. Por cima veste um casaco vermelho. No Antigo Testamento vermelho é traduzido da palavra hebraica oudem. A essa cor é atribuída a raiz da humanidade, estando também relacionada ao sangue do cordeiro, expiação e salvação.

Figurino de DARK
Netflix (Foto: Reprodução)

A vida de Michael é sacrificada para dar existência a de Jonas, vimos isso quando Jonas retorna a 2019 e tenta impedir o suicídio do pai, mas na verdade foi usado por Adam para passar a ideia e dar continuidade ao ciclo.

A roupa de Martha como Ariadne

No episódio 6 da primeira temporada, Martha aparece interpretando Ariadne, vestindo um vestido branco, com um fio vermelho que representa o fio de Ariadne, personagem da Mitologia Grega que ajuda Teseu, seu grande amor, a sair do labirinto do Minotauro seguindo um novelo de lã, o “fio de Ariadne”.

Figurino de DARK
Netflix (Foto: Reprodução)

Para muitos já está claro que Martha é uma peça chave para elucidação do mistério de DARK. Abaixo sua fala durante a peça Ariadne:

O mundo antigo voltou para a assombrar como um fantasma que sussurra em um sonho como construir o mundo novo, pedra por pedra. A partir daí, eu sabia que nada mudaria. Que tudo ficaria como antes. As rodas dentadas giram em um círculo. Um destino ligado ao próximo. O fio, vermelho como o sangue, junta todas nossas ações. Ninguém consegue quebrar os nós. Mas eles podem ser cortados. Ele cortou nossos, com uma lâmina afiada. Porém algo ficou para trás que não pode ser cortado. Uma ligação invisível.”

Esse texto pode nos revelar tanto as intenções de Adam para a humanidade quanto a profunda ligação de Jonas (Teseu) e Martha (Ariadne), o amor do casal não consegue ser destruído, sobrevive ao tempo, existindo até mesmo em outros mundos, teriam eles gerando uma criança? Uma aposta é o novo personagem que aparece em suas três versões no trailer, ele tem uma fissura labial também conhecida como lábio leporino no qual a consanguinidade entre os pais pode ser um fator de risco.

Netflix (Foto: Reprodução)

A Fotografia de DARK

Outro elemento primoroso de DARK é a fotografia, o responsável por ela Nikolaus Summerer teve como referência  Prypiat para criar o futuro pós-apocalipse da série. Se você ama fotografia pode conferir um post completo aqui.

Desde o início da série a casa da família Kahnwald ser simétrica. Um outro detalhe é nome da Hannah ser um polídromo. Já sabemos que essa é uma casa onde acontecimentos importantes acontecem, estes detalhes podem não ser em vão, afinal em DARK tudo tem um motivo, tudo está conectado.

A Casa de Jonas Kahnwald
Netflix (Foto: Reprodução)

Assine A Nossa Newsletter Para Receber Novidades, Dicas & Promoções!

    Você gosta de escrever? Se interessa por filmes, séries, livros e cultura geek? Seja um colaborador Movie Places!! Preencha o nosso formulário de seleção, clique aqui!

    Quer saber um pouco mais sobre a gente? 
    Nos acompanhe nas redes sociais: @movie.places (Instagram)facebook/movieplacesoficial; youtube.com/movieplaces

    • Reply
      froleprotrem
      1 de julho de 2020 at 16:16

      I’m still learning from you, while I’m trying to achieve my goals. I definitely enjoy reading everything that is written on your blog.Keep the aarticles coming. I liked it!

    Deixe seu Comentário