Home Críticas O que assistir na 11 ª edição do My French Film Festival

O que assistir na 11 ª edição do My French Film Festival

by Jú Miyoshi | @movie.places

O My French Film Festival é um festival que tem como objetivo apresentar o que está sendo produzido de novo no cinema francês, além de exibir clássicos e sucessos de bilheteria inéditos no Brasil A décima primeira edição do MFFF vai do dia 15 de janeiro até 15 de fevereiro, com exibição gratuita em plataformas parceiras. Aqui no Brasil, o Petra Belas Artes À La Carte e o Spcine Play são parceiros do festival, exibindo diversos filmes selecionados para esta edição. Veja a seguir o que assistir na 11 ª edição do My French Film Festival.

Seleção de filmes

A seleção de filmes de 2021 está organizada em torno de temas que refletem a diversidade do cinema de língua francesa. Entre os destaques estão os filmes Camille (Boris Lojkine, 2019); Orfeu (Jean Cocteau, 1950); Donas de Alegria ( Frédéric Fonteyne e Anne Paulicevich, 2019), no total são 11 longas-metragens e 16 curtas-metragens com histórias de amadurecimento sobre jovens, descoberta da sexualidade e a transição da adolescência para a idade adulta.

Veja também: 5 Filmes para viajar pra França sem sair de casa

Filmes imperdíveis

Camille (Boris Lojkine, 2019)

Camille Lepage é uma jovem fotojornalista apaixonada pelo seu trabalho que decide ir até à República Centro-Africana para cobrir uma guerra civil. Uma vez lá, ela se apaixona pelo país, pelos estudantes que resistem aos atos de violência, alguns deles tornam-se grandes amigos. Após a cobertura inicial, diferentemente de outros profissionais, ela decide retornar ao país colocando sua vida mais uma vez em risco.
O filme mostra fotos reais da talentosa Camille, que morreu em 2014 aos 26 anos. Confira aqui fotos incríveis de seu trabalho.

Nina Meurisse, que interpretou Camille, foi indicada na categoria “melhor esperança feminina” do César 2020, o prêmio mais importante do cinema francês, atribuído anualmente aos profissionais em várias categorias.

Disponível no Belas Artes À la carte

Donas de Alegria (Frédéric Fonteyne e Anne Paulicevich, 2019)

Três amigas, profissionais do sexo, cruzam diariamente a fronteira da França com a Bélgica para trabalhar. Além da profissão, elas partilham de mais algo em comum, um segredo que as unirá para sempre. O filme aborda de forma sensível assuntos como violência doméstica, relacionamentos abusivos e sororidade.

Disponível no Belas Artes À la carte

Entracte (Anthony Lemaitre, 2007)

Curta-metragem de 16:22 min

Yacine e seus dois amigos querem a todo custo ver Velozes e Furiosos 8 em seu multiplex suburbano. Infelizmente para eles, só têm meios para ir ver a sessão do cineclube. Para Yacine, o que era para ser um intervalo se tornará uma experiência incrível.

Disponível no Belas Artes À la carte

Veja também: Alice Guy-Blaché – A Primeira Cineasta Mulher

Motus (Elodie Wallace, 2020)

Curta-metragem de 17:44 min

Após anos sendo abusada pelo próprio tio, Alice descobre que ele está internado em um hospital em estado grave. Movida pela necessidade externalizar suas mágoas, ela decide confrontá-lo, exigindo uma retratação. Uma corrida para finalmente colocar em palavras sua dor é iniciada.

Disponível no Belas Artes À la carte

Assine A Nossa Newsletter Para Receber Novidades, Dicas & Promoções!

[contact-form-7 404 "Não encontrado"]

Você gosta de escrever? Se interessa por filmes, séries, livros e cultura geek? Seja um colaborador Movie Places!! Preencha o nosso formulário de seleção, clique aqui!

Quer saber um pouco mais sobre a gente? 
Nos acompanhe nas redes sociais: @movie.places (Instagram); facebook/movieplaces; youtube.com/movieplaces

You may also like

Leave a Comment