Home Locais de cinemaBrasil Experiência Medieval no Brasil

Experiência Medieval no Brasil

by Jú Miyoshi | @movie.places
Castelo Le Canton

A Idade Média, também conhecida como Era Medieval teve início no século V após a Queda do Império Romano do Ocidente e durou até o século XV com o surgimento do Renascimento. Certamente este é um período da história que desperta grande curiosidade, cidades medievais europeias atraem milhares de turistas em busca de detalhes históricos, curiosidades, pessoas que buscam conhecer mais sobre a temida idade das trevas, mas para os aficionados por este período da história que não tem planos de visitar a Europa, é possível viver uma Experiência Medieval no Brasil, nós passamos um final de semana no resort Le Canton, inclusive comemorei meu aniversário lá, a seguir os detalhes.

Bolo de cinema
Unimos dois temas que amamos para comemorarmos meu aniversário: Cinema + temática medieval.

História Medieval

Mesmo para quem adora a história medieval, é importante entender que a história mundial é contada sob um ponto de vista eurocêntrico, e que nos marcou profundamente por estar presente de forma massiva nos livros de história, cinema e artes em geral. Temos que ter consciência que neste mesmo período tanto na América quanto na África, haviam civilizações tão bem estruturadas quanto àquelas que existiam na Europa.

Le Canton

Este resort suíço localizado em Teresópolis conta com um castelo imponente, um parque de diversões coberto inspirado na era medieval, o Parc Magique, além de hospedagem numa vila também inspirada neste período da história. Como já tivemos a oportunidade de visitarmos algumas cidades europeias ricas em arquitetura medieval, ficamos impressionados com a semelhança e a riqueza dos detalhes.

Eu não perdi a oportunidade de me vestir a caráter, me senti realmente uma donzela. Aluguei a fantasia antes de viajar, no Rio mesmo, na Fantasy Fantasias, ela era simplesmente perfeita, toda feita a mão.

Fantasia Medieval
Eu me achando com essa roupa típica da Era Medieval.

Queria ter vestido o Theo como um mini cavalheiro templário, mas infelizmente não tinha para o tamanho dele, então procurei em suas roupinhas e achei uma meio vintage, por fim ficou bem legal.

Le Canton
Village Le Canton – Theo agarrado no cavalheiro medieval.

Leia também: Conhecendo a Bretanha de Asterix e Obelix na Lua de Mel

Hospedagem

No Le Canton você pode escolher que tipo de experiência em relação a hospedagem você quer ter, portanto, se você não se interessa pelo tema medieval, não se preocupe, porque poderá se hospedar numa área mais central, o Village, nele há uma linda releitura de vilarejos suíços, contando com parque aquático com piscinas climatizadas e Spa By L’Occitane.

Le Canton Teresópolis
Village Le Canton
Le Canton Teresópolis Piscina
Village Le Canton – Piscina com água aquecida.
Theo veste: Peixote

Há ainda a opção campestre, a Fazenda Suíça, ideal para quem quer descanso e muita tranquilidade. O local proporciona contato com a natureza e com muitos bichinhos. Não preciso nem dizer que a diversão é garantida principalmente para as crianças.

Fazenda Le Canton
Le Canton – Fazenda Suíça.
Fazenda Le Canton
Le Canton – Fazenda Suíça.

Apesar de ficar a cerca de 2 KM do Village, não é preciso se preocupar com a locomoção, o Le Canton conta com várias vans que fazem o trajeto entre os hotéis, basta solicitar na recepção que em poucos minutos chegará uma para te buscar.

Parc Magique

Uma das maiores vantagens de ficar hospedado no Hotel Magique é ter livre acesso ao parque de diversões, o Parc Magique, como hóspede desta ala você pode ir quantas vezes quiser e sem pagar nada a mais por isso.
O clima do parque é mágico e a arquitetura também é toda inspirada na Era Medieval, lembra um pouco uma taverna, mas cheia de brinquedos.

Parc Magique Le Canton
Le CantonParc Magique.


Ao fundo tem um Castelo onde funciona um trem-fantasma, que eu supus erroneamente ser algo bobinho e fui com o Theo, o menino ficou desesperado lá dentro, portanto se o seu filho for muito pequenininho não recomendo a visita, prefira os outros brinquedos.

O Castelo

Antes de visitar o Le Canton, eu pensava que o castelo ficava na parte medieval, ou seja, no Magique, mas me surpreendi ao vê-lo no topo de uma colina no Village.

Castelo do Le Canton.

Eu, Roberto e Theo somos apaixonados por castelos e ficamos encantados com a estrutura deste, o mais legal na minha opinião é que em sua torre ficam salões de jogos e na parte mais alta um parquinho para crianças pequenininhas como o Theo, achei isso tão lúdico, ainda hoje fico imaginando o efeito disso na cabecinha dos pequeninos, nosso filho eventualmente relembra e os olhinhos ficam brilhando.

Village Le Canton – Nosso filho correndo com sua roupinha de Dragão rumo ao castelo!
Theo veste: Peixote

Informações úteis

  • Se você já conhecia Teresópolis, mas nunca tinha ouvido falar no Le Canton, fique tranquilo, porque descobri entre nossos seguidores que é algo comum, afinal um resort com tamanha estrutura não poderia estar localizado no centro, ele fica num bairro mais afastado chamado Vargem Grande, cerca de 30 minutos de distancia.
  • Há opções de Day & Night use onde você pode aproveitar uma tarde ou noite no resort com estacionamento, almoço ou jantar incluídos. O serviço deve ser reservado com antecedência (veja os números aqui);

  • Não se preocupe se no dia da sua reserva estiver chovendo, há muitas atrações em áreas cobertas, inclusive o parque de diversões;

  • As diárias são all inclusive (exceto as bebidas) as refeições são deliciosas e feitas no restaurante Lugano, apenas fique de olho nos horários com maior fluxo. Se optar por um jantar mais íntimo, não precisa sair, voltar para o centro, porque há o Cave du Valais (é preciso fazer reserva). O Le Canton também conta com bares e uma pizaria (estes serviços não estão inclusos nas diárias);

  • Se for amante se esportes radicais, opções de divertimento não irão faltar, arvorismo, tirolesa, mountain board são algumas das atrações a parte que você poderá praticar.

    Leia também: Se hospedando no Mont Saint-Michel, a cidade de Rapunzel

Assista ao nosso vídeo no Le Canton, acompanhe a nossa aventura!

Quer saber um pouco mais sobre a gente? 
Nos acompanhe nas redes sociais: @movie.places (Instagram)facebook/movieplacesoficial; youtube.com/movieplaces

You may also like

Leave a Comment