Home Europa Destino medieval: Um dia em San Marino

Destino medieval: Um dia em San Marino

by Jú Miyoshi | @movie.places
Republica de San Marino

Durante a nossa viagem à Toscana, decidimos incluir no roteiro passar um dia em San Marino, um microestado europeu considerado o país mais antigo do mundo. Antes de irmos para o local, fizemos uma busca para sabermos se algum filme já tinha sido rodado em suas cidades, mas infelizmente não encontramos nenhum, o que é uma pena, pois esta república tem paisagens dignas de cinema. Agora vamos conferir algumas dicas práticas e fotos incríveis deste destino medieval e o nosso roteiro por lá.

República de San Marino.

Como chegar a San Marino?

A maioria dos turistas partem de Rimini, onde pegam um ônibus em frente a estação, o percurso dura aproximadamente 40 minutos. Nós partimos de Verona, uma viagem de 3 horas de carro. Ao chegarmos, deixamos o carro em um estacionamento que é da própria cidade (o ideal é deixar no mais próximo da cidade possível, o melhor é o 7).

O quê fazer em San Marino?

Todo o território de San Marino compreende a uma área de 61 km², seus cerca de 32 mil habitantes que residem em 9 municípios, todos localizados no enclave cercadas por muros e torres.


 
Dogana não é um castello autônomo, mas pertence ao castello de Serravalle.

Seria muita pretensão querer visitar todas as cidades num roteiro de apenas um dia, então optamos por conhecer bem a principal cidade que é que dá nome ao estado, queríamos ter conhecido a Borgo Maggiore que é de onde parte o teleférico, mas não deu tempo.

Teleférico de San Marino.
O teleférico interliga San Marino à Borgo Maggiore.

Dificilmente nossas viagens para a Europa não são marcadas por andanças quase que intermináveis, em San Marino não foi diferente, percorremos suas ruas a pé apreciando cada construção imaginando o quanto de história cada uma traz consigo, também incluímos em nosso roteiro museus, visitas as famosas torres, a basílica. Abaixo iremos listar alguns destes passeios imperdíveis:

  • Basílica di San Marino – localizada da Piazza Domus Plebis, foi reconstruída no estilo neoclássico em 1836 para substituir a anterior que datava do século VII que estava em ruínas. Na primeira torre tem uma capela super bonitinha em homenagem a Santa Bárbara que também vale visitar.
San Marino – Cappella Di Santa Barbara.
  • Piazza Della Libertà – é nesta praça que fica a estátua da liberdade esculpida em mármore Carrara que carrega uma coroa com as três torres símbolo da cidade. Logo atrás da estátua está o Palazzo Publico, onde são realizadas as cerimônias oficiais do governo. O prédio original era do século XIV, o novo edifício foi construído entre as décadas de 1884 a 1894.
  Palazzo Publico San Marino.
Palazzo Publico San Marino.

  • Visitar as torres – esse é o típico passeio que uma vez em San Marino todo turista faz. São três torres no total: Castello Della Guaita (primeira e mais antiga, datada do século XI), Della Frata Cesta (onde fica um museu com mais de 1500 armas, desde modelos medievais até armas modernas. Foi no caminho desta torre que vimos a vista mais bonita), Torre Del Montale (esta torre já funcionou como prisão é a menor, ela não está aberta ao público). Para visitar as duas primeiras torres o valor da entrada é € 4,50 cada.
Um dia em San Marino. Jú Miyoshi e Theo Miyoshi.
  • Caminhar por sua ruas – aproveite para tirar fotos incríveis!
Theo Miyoshi movieplaces
Theo Miyoshi movieplaces

Dica: Se você assim como nós optou por se hospedar em San Marino, o ideal é assim que chegar solicitar no próprio hotel o Tutto SanMarino Card, (gratuito), além de poupar o seu tempo, você ainda ganha uma série de descontos, que vão desde de cafés e restaurantes, a tarifa do estacionamento, entrada de parques e museus.

Tutto SanMarino Card – Salve esta dica porque ela é de ouro!

Onde comer em San Marino?

Assim como em toda Itália, come-se muito bem em San Marino. Os restaurantes com vista panorâmicas são os preferidos dos turistas, mas nós achamos um perigoso com criança pequena (e levada rs).

San Marino – Achei perigoso ir num restaurante com vista panorâmica com criança pequena.

Nós optamos por um restaurante próximo à Piazza Della Libertà , o Bellavista. Fomos muito bem atendidos, inclusive deram um kit para o Theo desenhar e ele ficou super feliz. Como não comemos um típico bife à Milanesa em Milão, saboreamos um em San Marino e foi uma excelente pedida!

Theo Miyoshi movieplaces
Ristaurante Bellavista San Marino.
Restaurante Bellavista em San Marino – ótima comida e excelente atendimento!

Onde se hospedar em San Marino?

Como nosso roteiro era de uma viagem de um dia, optamos por um hotel bem localizado, próximo das principais atrações. Ficamos hospedados no hotel La Grotta. O hotel fica numa ruazinha estreita bem característica da era medieval no entanto, as acomodações são modernas, os quartos são confortáveis e o café da manha é muito bom.

hotel La Grotta San Marino.
San Marino – Hotel La Grotta.

Curiosidades sobre San Marino

✔️ Se você é do tipo de pessoa que adora um passaporte cheio de carimbos, saiba que pode carimbá-lo de forma simbólica no Centro de Informações Turísticas que fica ao lado do teleférico. O carimbo custa € 5;

✔️ San Marino é considerado um ótimo local para compras, pois é uma zona tax free, portanto deixe para comprar suas lembrancinhas de viagem por lá;

✔️ Napoleão respeitou a independência da República de San Marino, poupando-a quando invadiu a Itália;

✔️ San Marino tem a constituição em vigor mais antiga do mundo, datada de 1600;

Está montando o seu roteiro e se animou em visitar San Marino? Só não se esqueça de fazer um Seguro Viagem. Nós indicamos a Seguros Promo que conta com os melhores preços e uma ampla abrangência. Faça uma cotação abaixo ⤵️

Em breve laçaremos o vídeo em nosso canal no YouTube ; )

Quer saber um pouco mais sobre a gente? 
Nos acompanhe nas redes sociais: @movie.places (Instagram)facebook/movieplacesoficial; youtube.com/movieplaces

You may also like

Leave a Comment