Seja um colaborador Movie Places

Europa Itália Movie Places

Crepúsculo em Montepulciano | Itália

7 de outubro de 2019
Crepúsculo na cidade Montepulciano na Itália

Crepúsculo em Montepulciano poderia ser apenas um título poético para exaltar esta belíssima cidade italiana, mas a verdade é que resolvi me valer do título do famoso filme inspirado nos livros de Stephenie Meyer porque em 2009 a produção da saga desembarcou no local, onde foram filmadas algumas cenas mais importantes de Lua Nova. Claro que essa é apenas uma curiosidade cinematográfica pra você que está de viagem marcada para a Toscana, afinal Montepulciano vai muito além disso, é riquíssima em cultura e história e com certeza merece entrar em seu roteiro.

A cidade

Montepulciano é uma cidade medieval construída no topo de uma colina, o que garante uma vista espetacular dos famosos vales da Toscana. Assim como as suas vizinhas, tem origem muito antiga que remonta ao período etrusco (Século IV a.C.). A cidade é pequena, tem cerca de 15 mil habitantes e fica a menos de uma hora de Siena, sua antiga rival que no século século XII a declarou guerra de olho em suas riquezas. Para garantir sua soberania, Montepulciano sempre se manteve aliado de Florença, mas com a ascensão dos Medici em 1559 em Siena, a cidade perdeu importância estratégica.

Brasão da família Medici sobre um poço em Montepulciano.
Medici – A família teve uma influência marcante na cidade, há diversas referências à ela através de seu brasão.

Atualmente Montepulciano se mantém como uma importante área agrícola e atrai turistas apaixonados por bons vinhos e gastronomia italiana. Sua viticultura é quase tão antiga quanto a própria cidade. O vinho Nobile é o mais famoso e tem um rigoroso processo de produção.

O vinho Nobile é o mais famoso de Montepulciano.
Vinho Nobile – uma tradição de Montepulciano.

Todos os anos no mês de agosto, a cidade realiza o Bravio delle Botti, uma curiosa corrida em que se leva o barril ladeira acima.

Como chegar a Montepulciano

Como queríamos conhecer outras cidades próximas a Montepulciano, Pienza, Monticchiello, Val d’Orcia e Montalcino, optamos por estabelecermos nossa base em Siena devido a proximidade (cerca de uma hora de Montepulciano).

As estradas que percorremos eram ótimas, em excelente estado de conservação, eu só fiquei um pouco apreensiva com a altitude da cidade e com a quantidade de curvas, portanto, dirija com cautela principalmente a noite. Uma outra opção é ir de ônibus partindo de Siena ou de Florença.

O que fazer em Montepulciano

Andar, andar e andar. Parece clichê, mas em cidades medievais como Montepulciano, caminhar é uma das atividades mais prazerosas, principalmente porque não são permitidos automóveis no centro histórico, exceto de moradores.

Montepulciano – No centro histórico são permitidos apenas carros de moradores.

Ao entrar na cidade os imponentes portões medievais já nos chamam atenção, o Porta Al Prato nos conduz a Via Del Corso que é a principal rua, cheia de lojinhas, empórios e enotecas.

A igreja de Sant ‘Agostin estava em nosso roteiro, mas só conseguimos admirar sua parte externa, com a Madonna con bambino, Santo Agostinho e João Batista. Queríamos ter conhecido seu interior e visto o crucifixo atribuído a Donatello, mas chegamos tarde e ela já estava fechada.

A igreja de Sant ‘Agostin – acima do batente da porta fica a escultura Virgem Maria com o menino Jesus, Santo Agostinho e João Batista.

Como em quase todas as cidades que conhecemos na Toscana, o centro da vida cívica fica numa praça a Piazza Grande, onde acontece os principais eventos e estão os prédios mais importantes como Palazzo dei Capitano del Popolo e o Palazzo Comunale, muito semelhante ao Palazzo della Signoria em Florença, pois a construção foi ordenada pessoalmente por Cosimo I de ‘Medici.
No Palácio funciona a prefeitura e aos domingos e feriados é possível subir até o alto da torre. É na Piazza Grande que fica o Duomo de Montepulciano, a Cattedrale di Santa Maria Assunta erguida entre 1592 e 1630.

É na Piazza Grande de Montepulciano que ficam o Duomo e o Palazzo Cumunale.
Piazza Grande Montepulciano – Cattedrale di Santa Maria Assunta (à esquerda) e Palazzo Comunale (atrás).

Onde comer em Montepulciano

Antes de viajarmos para Montepulciano lemos diversos relatos sobre o quão maravilhosos são os restaurantes do local e as diversas opções de degustações de vinhos acompanhadas de petiscos, alguns turistas inclusive descreveram suas experiências de parar em cada uma chegando no topo da cidade literalmente “altos”.

Não preciso nem dizer que passamos longe disso, viagem de carro e com criança não combina com álcool, além disso, chegamos já no finzinho da tarde e os restaurantes estavam fechados (a previsão de abertura era após as 19:00 horas). Felizmente acabamos descobrindo uma merenderia frequentada pelos moradores, um local super tradicional que fica numa casa medieval ao lado do Duomo.

Compagni di merende é uma excelente opção para comer bem em Montepulciano.
Compagni di merende – uma excelente opção para quem está com pressa ou quer gastar pouco e comer muito bem!
Compagni di merende – Ótimas opções de lanches e também de refeições.

O Cinema e a cidade

Desde a década de 1950 Montepulciano tem aparecido em filmes e séries. Com quase 30 produções que a escolherem como cenário, quase me arrisco a dizer que a cidade é a Big Apple da Toscana.

Uma série bem interessante que se passa no local é O Medici (2016, 2017).
A série narra a ascensão da Família Medici, que esteve à frente da cidade de Florença durante o Renascimento, e as muitas dificuldades enfrentadas com famílias rivais e as tentativas de derruba-los. Um dos protagonistas da série é o ator Richard Madden, o eterno Robb de Game of Thrones.

A série Medici pode lhe ajudar a entender mais sobre a atuação da poderosa família na Toscana.
O Medici – a série é uma ótima forma de conhecer um pouco mais sobre esta lendária família.

Filmes de sucesso como Sob o sol da Toscana (2003) e Sonho de uma noite de verão (1999) também tiveram algumas passagens pela cidade, assim como o premiado O paciente inglês (1996). Mas a fama chegou mesmo em 2009 quando a produção da Saga Crepúsculo desembarcou em Montepulciano para filmar a sequência Lua nova.

Lua Nova teve cenas gravadas em Montepulciano.
Crepúsculo (Lua Nova) – cena de Bella na Piazza Grande (Montepulciano).

Paris Filmes (Foto: Reprodução).

O filme mostra o afastamento do casal Edward e Bella depois de um acidente no aniversário de 18 anos dela. Para proteger a moça, Edward decide se mudar com a família para a cidade de Volterra na Itália. Um tempo depois um engano o faz acreditar que Bella tinha morrido. Desiludido e sentindo falta da amada, ele pensa em por fim a sua vida. Felizmente Bella descobre seu paradeiro e chega a tempo de impedi-lo. Ufa! 😅 Mas por quê Volterra? Porque essa era vila dos vampiros da família Volturi, mas as filmagens foram feitas em Montepulciano.

Lua Nova teve cenas gravadas em Montepulciano.
Crepúsculo (Lua Nova) – cena de Edward saindo do Palazzo Comunale.
P.S.: Theo não quis colaborar fazendo a mesma pode (acho que ele não gosta de vampiros).

Paris Filmes (Foto: Reprodução).
Lua Nova teve cenas gravadas em Montepulciano.
Crepúsculo (Lua Nova) – Cena em frente o Duomo de Montepulciano. Detalhe: a fonte foi feita exclusivamente para o filme.

Paris Filmes (Foto: Reprodução).

Espero que tenha gostado das dicas, confira também o vídeo em nosso canal no YouTube ; ) ⤵️

Quer saber um pouco mais sobre a gente? 
Nos acompanhe nas redes sociais: @movie.places (Instagram)facebook/movieplacesoficial; youtube.com/movieplaces

    Deixe seu Comentário