Home Europa Como chegar a Cappella di Vitaleta | Toscana

Como chegar a Cappella di Vitaleta | Toscana

by Jú Miyoshi | @movie.places
Onde fica a Capela di Vitaleta

Quando começamos a programar uma viagem à Toscana, alguns passeios imediatamente surgem à nossa cabeça, como conhecer vinícolas e degustar dos melhores e mais tradicionais vinhos, visitar museus que guardam peças raras principalmente da civilização etrusca, saborear pratos típicos da região e finalmente ver pessoalmente as obras de artes mais importantes do mundo produzidas durante o Renascimento Italiano. As atividades são inúmeras, todas proporcionando experiências únicas.

Ainda na montagem do roteiro se você for pesquisar por imagens em busca de lugares que garantam aquela recordação perfeita, eu tenho certeza que um aparecerá de forma recorrente, uma igrejinha cercada por campos de trigo escondida no Vale d’orcia. Neste post irei explicar exatamente Como chegar a Capella Vitaleta – O símbolo da Toscana.

Sua história

A primeira menção a igreja foi feita em um documento datado de 1590.
Ela recebeu este nome por ter abrigado em seu interior a escultura de Virgem Maria (Madonna em italiano), feita pelo escultor Andrea della Robbia (Florença 1435 – 1525). A obra não está mais no local, pois foi transferida para uma outra igreja aos arredores de San Quirico d’ Orcia.

Como chegar

Pode não parecer, mas Como chegar a Cappella di Vitaleta não é algo simples, e é por isso que muitos turistas se contentam em apenas admirá-la a distancia.

A capela fica na parte alta de um vale e é possível vê-la da estrada principal que liga San Quirico d’ Orcia à Pienza. Há um recuo para estacionar o carro e é justamente isso que confunde quem está em busca da capela. Há uma placa apenas com setas que indicam que você pode ir caminhando a partir daquele ponto ou se preferir ir de carro, deverá voltar para a estrada principal.

A Capella di Vitaleta é um dos símbolos da Toscana, mas chegar a ela não é tão fácil.
Cappela di VitaletaA primeira placa não indica o melhor caminho.

O problema de ir andando a partir da estrada principal é que além dela ficar bem distante, você precisará passar no meio de propriedades privadas. Nós optamos por seguirmos de carro, percorremos aproximadamente 2k até chegarmos na próxima placa que indicava a entrada numa estradinha de terra, depois de uns 5 minutos nesta estrada você chegará a um “estacionamento” improvisado e em frente estará um portão de ferro, é através dele que você terá acesso a Cappella. Ele fica trancado com correntes, mas os turistas já estão acostumados a entrar pelo espaço que há em sua lateral.

Como chegar a Capella di Vitaleta na Toscana.
Como chegar a Cappela di VitaletaTheozinho indicando como faz para chegar lá.

Depois de passar por este portão é só caminhar por uns 10 minutos que você irá finalmente alcançar o seu destino! Agora é só aproveitar e admirar a beleza do local.

Theo Miyoshi
Como chegar a Capella di Vitaleta na Toscana.

🎬 Curiosidade cinematográfica

Gladiador

A Toscana é uma eterna fonte de inspiração para cenários da sétima arte, inclusive já postamos o roteiro sobre A vida é bela em Arezzo (ver post) e Sob o sol da Toscana em Cortona (ver post).

O aclamado filme de Ridley Scott escolheu os campos nos arredores da cidade de Pienza (província de Siena) para gravar a cena em que Maximus (Russel Crowe) morre e se reencontra com sua esposa e filho numa espécie de paraíso. 

O local é um agroturismo chamado Terrapille. Na propriedade fica a estrada de terra por onde o personagem caminha em meio a dourados campos de trigo até reencontrar sua amada família.

O filme Gladiador teve cenas gravadas ao redor de Pienza.
GladiadorMaximus caminha rumo ao “paraíso”.

Espero que este post sobre Como chegar a Cappella di Vitaleta te ajude em seu roteiro para a Toscana. Enquanto planeja a viagem, que tal assistir nosso vídeo neste pedacinho do paraíso aqui na terra… Se curtir, não se esqueça de deixar seu like e se inscrever em nosso canal! ; ) 

Quer saber um pouco mais sobre a gente? 
Nos acompanhe nas redes sociais: @movie.places (Instagram)facebook/movieplacesoficial; youtube.com/movieplaces

You may also like

Leave a Comment