Conhecido por suas praias paradisíacas e paisagens de tirar o fôlego, Malta é um microestado europeu localizado no mar mediterrâneo. O país é muito procurado por brasileiros que decidem fazer intercâmbio no exterior, pois o Inglês também é um dos seus idiomas oficiais juntamente com o Maltês. Normalmente o valor do curso costuma sair mais em conta do que em outros países de língua inglesa, além disso, o seu clima ameno, mas com verões ensolarados, torna o destino ainda mais atraente.
Foi pensando nesta combinação paisagens paradisíacas + clima ideal que a produção de Game of Thrones o escolheu para representar King’s Landing na série. Infelizmente a cidade só sentiu o gostinho do sucesso por uma temporada, porque na segunda a Croácia acabou ganhando para sediar a cidade real.

HBO Foto: Reprodução.
Mesmo tendo sido substituído, muitas cenas importantes foram gravadas no país. Neste post iremos percorrer os cenários de Game of Thrones em Malta e dar dica de hospedagem e passeios.
Como chegar
A forma mais fácil de chegar a Malta é de avião, com vôo partindo de Roma, a viagem dura em torno de 1 hora e normalmente é operada pela Air Malta. Você chegará no aeroporto Internacional de Malta que fica na cidade de Luqca. Há ainda a possibilidade de ir de ferry partindo da Itália ou da Tunísia. A viagem deve ser incrível, mas a gente optou pela tradicional mesmo.
Malta
Ao chegar em Malta a primeira impressão que se tem é que saímos do continente Europeu. Mesmo que você nunca tenha ido ao Oriente Médio, a sensação é de estar nele, mas a explicação é bem simples. Por volta de 870 A.C. os árabes conquistaram as ilhas e ali se estabeleceram por séculos.
Eles deixaram traços não só na arquitetura das cidades, mas também na cultura e no idioma. A língua maltesa sofreu grande influência árabe, sendo considerada semítica (afro-asiática).


Até 1530 as ilhas eram consideradas uma extensão da Sicília, logo os conquistadores da região automaticamente comandavam Malta, foi assim com os Normandos e Aragoneses. No século XIV o rei Charles V conferiu a Malta à Soberana Ordem Militar de São João de Jerusalém, que governou Malta de 1530 a 1798. A cruz de Malta, também conhecida como a cruz de Amalfi, é o símbolo associado com a Ordem dos Cavaleiros de Malta (Cavaleiros Hospitalários), uma organização internacional católica fundada durante as cruzadas no século XI na Palestina, tornando-se rapidamente um ordem militar cristã, encarregada de assistir, proteger os peregrinos e exercer a caridade.
Em 1798, Napoleão Bonaparte tomou Malta dos Cavaleiros, entretanto, a presença francesa não durou muito tempo, uma vez que os ingleses bloquearam as ilhas em 1800. O domínio britânico durou até 1964, quando Malta tornou-se independente, virando república em 1974.
Malta juntou a União Europeia em maio de 2004 e a zona euro em janeiro de 2008.

Cenários de Game of Thrones
A maior parte das cenas de GOT em Malta foram gravadas na capital Valletta, nas cidades de Mdina, Attard, Gzira e Rabat, esta última capital da ilha de Gozo onde foi gravado o casamento de Daenerys e Khal Drogo. Infelizmente a famosa formação rochosa conhecida por Azure Window desmoronou em 2017 durante fortes temporais, portanto não incluímos este ponto em nosso roteiro.

Azure Window – palco do casamento do século!
HBO Foto: Reprodução.
Mdina
Piazza Mesquita- Bordel do Lord Baelish
Antes de partir para o norte (ver post) e ficar cortejando a Sansa, Lord Baelish, o Mindinho, tinha um bordel em King’s Landing e ele ficava exatamente aqui na Piazza Mesquita.

HBO Foto: Reprodução.
Portão de Mdina – entrada de King’s Landing
Quem passou por lá foi Lady Catelyn e Sr. Rodrik. No 3º episódio da 1ª temporada, eles chegam a King’s Landing para reencontrar Ned.

HBO Foto: Reprodução.
Rabat
Saint Dominic’s convent – A treta de Ned e Cersei
Nos jardins do convento Saint Dominic Ned encontra Cersei e inventa de abrir a boca para falar que sabe do caso dela com o Jaime. Pronto, foi o suficiente para traçar seu fim… Cersei fecha a cena com a célebre frase: “When you play Game of Thrones You win or you die.”

HBO Foto: Reprodução.
Attard
San Anton Palace – Convocação de Ned Stark
Neste local Lord Varys e Mindinho conversam com Ned, logo após ele ter sido convocado por soldados a comparecer diante do agora proclamado rei Joffrey, a cena que vem a seguir é uma das mais tristes de toda a série, a execução do Ned Stark.

HBO Foto: Reprodução.
O palácio é a residência oficial do presidente de Malta. É um ótimo passeio incluindo para os não fãs da série, afinal o lugar é lindo e tem um dos jardins mais bonitos que já vimos.

San Anton Palace – Belíssimos jardins em torno da residência oficial do presidente de Malta.
Gzira
Fort Manoel – A execução de Ned
O Fort Manoel foi utilizado como cenário para um dos episódios mais tristes de GOT, onde Joffrey recebe Ned e o acusa de traição, determinando sua execução mesmo sob o forte apelo de sua esposa Sansa.
Acho que ninguém esperava a reação do Joffrey, ali descobrimos a que ele veio. O pior foi ver um homem honrado como Ned Stark falar um monte de mentiras antes de morrer, tudo porque foi convencido por Sansa. O pobre não pode nem morrer de cabeça erguida, literalmente…

Seguida pelo Casamento Vermelho é claro.
HBO Foto: Reprodução.
No dia em que fomos visitar o forte não demos sorte, infelizmente ele estava fechado, por isso só deu para tirar foto de longe ; (

O forte em estilo barroco foi construído no século XVIII pela Ordem de São João.
Onde se hospedar
Há diversas opção de hospedagem em Malta que agrada a todos os estilos e bolsos, mas nós tivemos a oportunidade de ficarmos hospedados no The Xara Palace Relais & Chateaux, um hotel magnífico dentro da fortaleza de Mdina.
Como nosso voo foi a noite, chegamos muito tarde no hotel, mas felizmente fomos muito bem atendidos. Optamos por ele devido a sua excelente localização que facilitou muito na hora de encontrar os pontos de filmagem da série, além do conforto.
A arquitetura e a decoração são um espetáculo a parte. Belíssimos quadros e obras de artes decoram os corredores do hotel. A luz natural deixa os ambientes ainda mais bonitos, em todos eles é possível ver belas peças de tapeçaria que nos remete a cultura árabe.

The Xara Palace Relais & Chateaux – O hotel tem uma excelente localização, fica no centro de Mdina.
Curiosidades
✔️ Diversos filmes já foram rodados em Malta, dentre os mais famosos estão Tróia, Gladiador, O Conde de Monte Cristo.
✔️ Um filme relativamente recente também rodado em Malta foi o dirigido e estrelado por Angelina Jolie e Brad Pitt, à Beira mar. No filme é dito que eles estão na França, mas na verdade estão em Malta. Ele está disponível no Netflix e você poderá ver um pouquinho das belezas naturais deste país.
Embarque com a gente nesta viagem para relembrar as cenas da primeira temporada de GOT, King’s Landing em Malta!
Assista ao vídeo em nosso canal do YouTube! Não se esqueça de se inscrever e deixar um like 💋💋⤵️
Quer saber um pouco mais sobre a gente?
Nos acompanhe nas redes sociais: @movie.places (Instagram); facebook/movieplacesoficial; youtube.com/movieplaces