Cenários de Game of Thrones em Dubrovnik | Croácia

Cenários de GOT em Dubrovnik na Croácia

Cenários de Game of Thrones em Dubrovnik | Croácia

Sabe aquela sensação de chegar num aeroporto e ver alguém te esperando segurando uma plaquinha com seu nome? Esse sempre foi nosso sonho e felizmente pudemos vivenciá-lo na nossa viagem a Dubrovnik, no qual fomos para conhecer os cenários de Game of Thrones. Decidimos fazer todo o roteiro em apenas dois dias e para otimizá-lo contratamos uma guia brasileira que já vive na cidade há anos, a nossa experiência foi incrível e é isso que iremos compartilhar neste post.

Dubrovnik

Também conhecida por Pérola do Adriático, Dubrovnik fica localizada no sul da Croácia e é um destino muito procurado por turistas que viajam em busca de paisagens paradisíacas, histórica e excelente gastronomia. Há ainda o turismo cinematográfico fomentado por fãs da franquia Star Wars e da série Game of Thrones. Obviamente Dubrovnik não se resume a apenas um cenário bonito utilizado em programas famosos, para se ter uma ideia, a parte fortificada é considerada um Patrimônio Mundial pela UNESCO desde 1979.

King's Landing da vida real fica em Dubrovnik na Croácia.
Welcome to Real King’s Landing!!

Atenas Eslava é um outro nome por qual Dubrovnik também é conhecida, pois a região favoreceu ao florescimento das artes, cultura e pensamento erudito através de artistas, filósofos e cientistas. A prosperidade da cidade foi historicamente baseada no comércio marítimo, alcançando alto nível de desenvolvimento durante os séculos XV e XVI, no entanto, Dubrovnik já era uma cidade fortificada desde o século IX. A cidade permaneceu sob domínio bizantino até o final do século XII.

King's Landing da vida real fica em Dubrovnik na Croácia.
Dubrovnik – uma das coisas que mais nos chamou atenção foi o piso brilhando no interior da parte fortificada. Sério, dá até dó de pisar…rs
King's Landing da vida real fica em Dubrovnik na Croácia.
Dubrovnik teve um importante comércio marítimo
durante os séculos XV e XVI

Chegando a Dubrovnik

Muitos fãs que fazem este roteiro optam por chegar de carro, pois normalmente partem de Split que também há vários locais usados como cenário para a série, mas como a nossa viagem foi focada em Dubrovnik, chegamos de avião, partindo de Roma. Cilipi é o nome do aeroporto internacional de Dubrovnik e nele chegam voos de várias capitais europeias, mas na época o voo mais barato partia da Itália. A duração do voo é de aproximadamente uma hora e meia.

Também é possível iniciar a viagem por outras cidades que ficam ao norte do país, de barco partindo de Veneza ou de trem a partir de Trieste.

Cenários de Game of Thrones

Iniciamos nosso roteiro em Trsteno para conhecer os famosos jardins de King’s Landing (ver post), saímos do aeroporto e fomos direto a esse distrito de Dubrovnik, depois voltamos, deixamos nossas malas no hotel e começamos nossa missão em busca dos locais que apareceram na série. Felizmente fomos agraciados com um típico clima do mediterrâneo: dia ensolarado!

Hotel Belvedere

Nossa guia Priscila, além de ser brasileira conhecia praticamente tudo de Game of Thrones, o que facilitou bastante a nossa vida. Inclusive ela nos levou num ponto que não estava em nosso roteiro, o Hotel Belvedere. Localizado em um penhasco com vista panorâmica para a cidade fortificada, fica a estrutura abandonada do outrora hotel de luxo. O local não é ocupado desde a Guerra da Independência. A última ocupação foi em 1991, onde dezenas de refugiados croatas se abrigaram em suas paredes abandonadas.

King's Landing da vida real fica em Dubrovnik na Croácia. Vista do Hotel Belvedere abandonado.
Hotel Belvedere – vista a partir da estrutura abandonada

Até aqui você deve estar se perguntando, o que este hotel abandonado tem a ver com a série? Tudo! No seu pátio externo, mas precisamente naquilo que um dia foi um heliporto, foi filmado um dos duelos mais violentos de toda a série: a luta do Montanha vs Oberyn.

Cena de Game of Thrones em Dubrovnik na Croácia. Oberyn vs Montanha.
Hotel Belvedere (Dubrovnik) – Palco de uma das mortes mais bizarras de Game of Thrones.
O duelo Oberyn vs Montanha teve uma daquelas reviravoltas que só quem assiste sabe como é.

HBO – Foto (reprodução).

Entrando na cidade fortificada pelo portão Ploče você caminhará pela St. Dominic Street e reconhecerá uma escadaria que serviu de palanque para o discurso dos Sparrows contra a família Lannister.

Cena de Game of Thrones em Dubrovnik na Croácia. Sparrows.
Ops, uma pausa para ajeitar a calça.

HBO – Foto (reprodução).

Continuamos caminhando e cruzamos o centro histórico, passamos por alguns pontos turísticos importantes como a igreja de São Brás, a fonte de Onofrio (projetada por Onofrio della Cava) até que chegamos nas famosas muralhas de Dubrovnik.

Cena de Game of Thrones em Dubrovnik na Croácia. Muralhas.
Deixa eu sentar um pouquinho que só de pensar nos 2km já fiquei cansada! 😅

HBO – Foto (reprodução).

Ao invés de percorremos toda sua extensão (2 km) como a maioria dos turistas fazem, preferimos ir direto direto a torre de Minceta, pois na série ela representava a casa dos imortais, onde Daenerys anda de um lado para o outro atrás de seus queridos filhos.

Cena de Game of Thrones em Dubrovnik na Croácia. Daenerys na casa dos imortais.
Where are my dragons???

HBO – Foto (reprodução).
King's Landing da vida real fica em Dubrovnik na Croácia.
Dubrovnik – vista da cidade a partir da Torre de Minceta.

Na descida da torre voltando para a muralha, há um ponto entre duas fortalezas (Bokar e São Lourenço) que foi filmado um diálogo de Tyrion com Lord Varys no episódio 8 da segunda temporada.

Cena de Game of Thrones em Dubrovnik na Croácia. Tyrion e Lord Varys.
Computação gráfica como sempre dando um toque final.

HBO – Foto (reprodução).

Descemos das muralhas e fomos em direção ao Forte São Lourenço (Lovrijenac) onde foram filmadas muitas cenas da segunda temporada.
Para chegar ao forte, identificamos mais dois locais com cenas importantes. A partida de Myrcella para Dorne foi filmada entre o Forte Bokar e o Lovrijenac. O local também foi usado nas cenas das fugas de Tyrion e da Sansa.

Cena de Game of Thrones em Dubrovnik na Croácia. Partida de  Myrcella.

Forte Bokar – Era por essa passagem à esquerda do Roberto que todo mundo fugia de King’s Landing.

HBO – Foto (reprodução).

À direita, já subindo para o Forte São Lourenço, tem uma escadinha bem bonitinha que também aparece na série. Os soldados dos Lannisters partem em busca de Gendry, o filho bastardo de Robert Baratheon.


Forte São Lourenço (Lovrijenac) – a subida para o forte também apareceu na série.

No interior da fortaleza é possível reviver várias cenas das primeiras temporadas. Escolhemos as mais marcantes para matarmos a saudade.

Cena de Game of Thrones em Dubrovnik na Croácia.

Forte São Lourenço (Lovrijenac) – Lutinha básica para divertir o rei Joffrey…

HBO – Foto (reprodução).
Cena de Game of Thrones em Dubrovnik na Croácia. Joffrey leva tapa na cara de Tyrion.

Forte São Lourenço (Lovrijenac) – o tapa na cara mais merecido de toda série!

HBO – Foto (reprodução).
Cena de Game of Thrones em Dubrovnik na Croácia. Forte São Lourenço.

Forte São Lourenço (Lovrijenac) – Tyrion e Bronn confabulando.
Cena de Game of Thrones em Dubrovnik na Croácia. Forte São Lourenço. Sansa é resgatada pelo Cão.

Forte São Lourenço (Lovrijenac) – Durante uma revolta popular Sansa é perseguida por tarados e o Cão a salva. Ufa essa foi por pouco! 😅

HBO – Foto (reprodução).
King's Landing da vida real fica em Dubrovnik na Croácia. Vista do Forte São Lourenço.
Black Water Bay – Vista da muralha e do mar Adriático a partir do Forte São Lourenço.

Um pouco mais afastado do centro histórico fica o Gradac Park, local escolhido pela produção da série para filmar a cena do Casamento Púrpura, ou seja, o enlace matrimonial entre Margaery e Joffrey. Sabemos que o que tornou o evento especial foi a morte do noivo de forma bizarra!

Cena de Game of Thrones em Dubrovnik na Croácia. Gradac Park - Casamento Púrpura.
Gradac Park – Vai começar a festa!

HBO – Foto (reprodução).

Voltando ao centro histórico, não tem como visitar Dubrovnik sendo fã da série e não tirar uma fotinha imitando a Cersei durante sua caminhada da vergonha… Shame!!

Cena de Game of Thrones em Dubrovnik na Croácia. Escadaria dos Jesuítas. Caminhada da Vergonha.
Escadaria dos Jesuítas – Local de uma das cenas mais famosas da sexta temporada de Game of Thrones.

Por toda a cidade é possível ver diversas lojas que trabalham com artigos da série, há itens para todos os gostos e bolsos, para os fãs é praticamente impossível visitar Dubrovnik e sair com as mãos abanando. Nós fizemos nossas comprinhas na Dubrovnik City Shop. A loja é famosa porque tem uma estátua do Tyrion na frente e no seu interior há uma réplica do Trono de Ferro, mas atenção só pode tirar foto quem compra algo na loja.

A loja Dubrovnik City Shop tem diversos artigos de Game of Thrones e até uma réplica do Tyrion e do trono de ferro.
Dubrovnik City Shop
A loja Dubrovnik City Shop tem diversos artigos de Game of Thrones e até uma réplica do Tyrion e do trono de ferro.

Dubrovnik City Shop – Pagou tirou! Não tente dar um de espertinho, compre nem que seja um imã para garantir seu click 📸

Uma outra réplica do disputado trono fica na ilha de Lokrum, no local também foram filmadas alumas cenas, infelizmente não fomos, terá que ficar para uma próxima viagem…

Se você é do tipo que não se contenta apenas com fotos, assista ao vídeo desta viagem incrível em nosso canal do YouTube.
Só não se esqueça de se inscrever e deixar um like 😉

Quer saber um pouco mais sobre a gente? 
Nos acompanhe nas redes sociais: @movie.places (Instagram)facebook/movieplacesoficial; youtube.com/movieplaces

No Comments

Post A Comment