Seja um colaborador Movie Places

Europa França Movie Places

Annecy – A pequena Veneza dos Alpes e seu festival de cinema

4 de outubro de 2018

Você está em Paris e ficou com vontade de conhecer um pouquinho mais da França, mas não sabe para onde ir? Que tal começar em grande estilo visitando uma região que é sinônimo de charme e luxo, refúgio de amantes de esportes na neve e de paisagens de tirar o fôlego, um paraíso no inverno europeu, os Alpes Franceses. Annecy, Chamonix-Mont-Blanc e Courchevel são paradas obrigatórias.
Essa foi a nossa escolha para marcar um dos momentos mais importantes das nossas vidas: nossa lua de mel. Deixar Paris é sempre difícil, mas ficamos simplesmente encantados com estas cidades, que misturam paisagens bucólicas, medievais com o conforto e os prazeres da vida moderna. Situado na divisa entre França, Suiça e Itália, com suas montanhas cobertas de neve, lagos com águas cor turquesa e canais tão charmosos quanto os de Veneza, os Alpes, além de muita história, se revela um cenário onde o moderno e o medieval se abraçam harmoniosamente. Junte a tudo isso uma gastronomia de dar água na boca…pronto você está nos Alpes Franceses!

Annecy – A pequena Veneza dos Alpes

Annecy é uma pequena cidade francesa localizada nos Alpes dentro da região Rhône-Alpes, capital do departamento Haute Savoie. Seu centro histórico é o retrato de uma cidade medieval de cinco séculos, cortada por magníficos canais que se alinham pelas fachadas coloridas das casas de estilo piemontês e pontuada por igrejas de estilo savoyard, gótico e barroco.

Fachada do Imperial Palace em Annecy
Fachada do principal hotel da cidade – Hotel Imperial Palace

O ambiente que reina em Annecy é sempre de festa, com suas pontes floridas, seus mercados e lojas de antiguidades, festivais e comemorações – o Carnaval de Veneza (em fevereiro), o Festival Internacional do Filme de Animação (em junho), a Festa do Lago (em agosto) e o Retorno dos Alpages (setembro).

Vista da margem de um rio em Annecy
Annecy – A cidade soube preservar perfeitamente o patrimônio único dos Condes de Genebra e da Casa de Savoie

Rio no meio da cidade em Annecy
Mapa da Europa no século 1

[Gália no século I aC, mostrando o território do Allobroge]
(Foto: Public Domain Gaul no 1 ° século aC, mostrando o território dos Allobroges)
Gravura de Annecy no século XVI

Annecy no final do século XVI – Gravura de Claude Chatillon (1559-1616)

História de Annecy

Arqueólogos encontraram evidências que as margens do lago de Annecy estão ocupadas desde 4000 aC ( período neolítico). As casas pré-históricas, construídas sobre palafitas, se posicionavam em torno das bordas do lago. Uma tribo gaulesa, conhecida como Allobroges, morava na área do lago de Annecy antes da conquista da região por Júlio César em 62 ac. Os romanos colonizaram e fundaram a cidade de Boutae, que mais tarde se tornou Annecy.

Praça em frente ao Hotel em Annecy

Annecy – Hotel Imperial Palace

Onde se hospedar em Annecy?

Nos hospedamos no hotel Imperial Palace que oferece a melhor vista entre os hotéis da cidade. O hotel é tão bonito e imponente que muitos turistas caminham até ele para tirar fotos.

Entrada do Hotel Imperial em Annecy
Hotel Imperial Palace – Parada obrigatória para tirar fotos

Vista do quarto para o lago em Annecy
Hotel Imperial Palace – Quarto com vista para o lago

Carro elétrico na entrada do Hotel Imperial em Annecy

Do hotel ao centro histórico

O hotel fica muito próximo ao lago, seu entorno é cercado por belos jardins, parquinhos e amplos gramados, ambiente ideal para um passeio romântico.  Indo em direção ao lago a partir da frente do hotel, a natureza já se apresenta numa explosão de cores quentes em pleno outono de Annecy.

Passeio público em Annecy
Jardim com montanhas ao fundo em Annecy
Parque infantil em jardim de Annecy

Se quiser fazer um programa tipicamente francês, leve uma toalha e se instale na grama para tomar um pouco de sol enquanto faz um piquenique no Parquier – uma área com gramado bem amplo, onde o francês vai com a família. Ambiente ideal para brincar, sonhar ou perceber que a pessoa mais incrível do mundo está bem ali ao seu lado.

Gramado de parque em Annecy

O lago

Não tem como falar de Annecy sem mencionar seu lago cujo perímetro é de 35Km, sendo o terceiro maior lago da França e o mais limpo da Europa. Ele se destaca pela transparência de suas águas e por sua belíssima cor turquesa.

Lago em Annecy

Formado há milhares de anos a partir do derretimento dos glaciares alpinos é um dos lagos mais limpos do mundo. O lago se estende por boa parte da cidade e a atmosfera em torno dele é de um clima familiar e muito agradável. Com uma largura de 14,5 km, o lago permite uma boa prática de vela, os ventos predominantes de norte ou sul estão na direção do comprimento. Existem clubes de vela na maioria dos portos das comunas ribeirinhas.

Vista do lago com montanhas ao fundo.

O lago é propício ao banho em quase toda sua extensão. No verão, a temperatura da água fica entre 22° C e 24° C . Na imagem a seguir, flagramos um senhor durante seu banho no fim de tarde. Em pleno outono onde a temperatura ambiente era de 5 ° C.


Vista do lago em Annecy

Também é possível alugar uma bicicleta e se aventurar percorrendo toda sua extensão, através de uma das primeiras ciclovias da Europa.

Passeio a margem do lago
Ju e Roberto no lago em Annecy

Pont des Amours

Após uns 10 minutos de caminhada, chegamos na famosa Pont des a
Amours. Para quem estiver em uma viagem romântica este ponto é uma parada obrigatória para fotos.

Pont des Amours em Annecy
Pont des Amours em Annecy

Pont des Amours – vista para os Jardins de l’Europe
Canal du Vassé em Annecy

Canal du Vassé – Visto da Pont des Amours

Passando a ponte você chegará no local de partida dos lindos barquinhos, conhecidos como Bateau Toé que levam principalmente os casais apaixonados para um passeio super romântico. Os passeios podem durar entre 35 minutos a uma hora. Também há a opção de um cruzeiro (Compagnie des Bateaux du Lac d’Annecy), onde você pode escolher entre almoçar ou jantar, a duração é de aproximadamente 2 horas.
MS Libellule é único barco-restaurante do lago Annecy. Os pacotes em 2018 são: 

Pacote Escapade : Cruzeiro + plat principal + entrée ou dessert – 57,10 Euros;
Pacote Dragonfly : Cruzeiro + entrée + poisson ou viande + dessert – 64,50 Euros;
Pacote Couronne de Savoie: Cruzeiro + Mise en bouche + entrée gourmande + poisson ou viande + fromages + dessert – 88,70 Euros;
Pacote P’tit Mousse (infantil): Cruzeiro + prato principal + entrada ou sobremesa – 57,10 Euros;

Pont Morens em em Annecy

Pont Morens – Primeira ponte de pedra de Annecy
Foto do século XIX da Pont Morens

Pont Morens – Na época que tinha o “château Branlant” sobre ela. Final do século XIX
©Musées de l’agglomération d’Annecy
Igreja Notre-Dame de Liesse na Place Notre-Dame

Place Notre-Dame – Igreja Notre-Dame de Liesse

A place Notre-Dame é cercada pela imponente fachada da igreja de Notre-Dame de Liesse e algumas belas casas italianas. À esquerda da igreja se encontra a antiga câmara municipal, que foi convertida em um presbitério. A casa data do século XVIII e apresenta uma elegante escadaria dupla com grades de ferro forjado fino, adicionadas em 1771. O brasão de Annecy (uma truta) pode ser visto ao longo da frente da varanda central.

Igreja de Notre-Dame de Liesse

Igreja Notre-Dame de Liesse – Famosa fonte dos leões e tartarugas

Na frente da igreja, encontra-se a famosa fonte dos leões e tartarugas.
Trata-se de um obelisco de granito (5 m de altura), apoiado em quatro tartarugas de ferro fundido em uma base quadrada com leões sentados um em cada canto. Da boca dos leões jorra água. A fonte foi construída pelo arquiteto Ignace Monnet e esculpida por Victor Bassotti.
Os leões simbolizam o poder, já as tartarugas estabilidade e longevidade.

Ao norte da Place Notre-Dame estende-se o recinto de lojas de Annecy.
A maioria das ruas são exclusivas de pedestres: Rue Royale, Rue du Pâquier e a longa Rue Carnot, que leva ao moderno centro comercial Courier.

Ao sul da Place Notre-Dame, uma passagem arqueada leva a Rue Filaterie e suas pitorescas galerias e lojas de moda. Algumas ruas cobertas e estreitas ligam a parte de trás da catedral à Rue du Collège Chappuisien, semelhante às traboules que são típicas de Lyon.

Rua Filaterie

Rue Filaterie – “Puxadinho” medieval sobre o canal

Le Palais de I´lle

A pitoresca casa fortificada foi construída em uma ilha rochosa natural, no século XII. É facilmente identificado devido a sua construção peculiar semelhante a proa de um navio.
O Palais fica localizado no coração da cidade velha, é um dos cartões postais de Annecy. O local já serviu inclusive de prisão e hoje abriga um museu, a entrada custa € 3,80. Ambos fecham às terças-feiras, nos demais dias o funcionamento é das 10h as 17h, fechando para o horário de almoço que dura do 12h as 14h horas.

Le Palais de I'lle
Le Palais de I'lle

Paleis de L’isle – localizado em uma ilhota natural do rio Thiou

As casas marginais ao Thiou dão à cidade velha uma atmosfera veneziana com suas fachadas cor de limão, mostarda, rosa, salmão e pistache.  O Quai de l’Île enquanto a atravessamos hoje, foi estabelecido no meio do século XIX, enquanto o outro lado do rio permaneceu inalterado.

Vista do rio Thiou

Château d’Annecy

O Château d’Annecy (séculos XIII a XVI) era a antiga residência dos Condes de Genebra, com suas quatro torres se encontra, imponente, no alto de uma colina. O acesso é relativamente fácil, seja a pé ou de carro. Partindo da rue de l’Île encontra-se a Rampe du Château, ruela em declive, que nos conduz ao topo da colina.


Rampe du Château – vista da subida

Escalier du Château – pausa para descansar

Outra opção de subida ao Château é a Escaliers du Château, escadaria medieval, por onde os habitantes de Annecy ascendiam ao castelo.


Château de Annecy – Acesso fácil pelo centro da cidade velha

À noite, a pedida ideal é sair para jantar e saborear um prato típico da região do Alto sabóia, como uma raclette, acompanhada de um bom vinho francês.

Nós indicamos o restaurante L’ETAGE que fica um pouco escondido na Rue de Pâquier, pois sua entrada tanto pode ser pelo bar quanto pela lateral, sendo esta última mais conhecida somente pelos moradores, apenas fique atento, pois o restaurante é no segundo andar. Informamos que estávamos na nossa lua de mel e gentilmente, o dono nos ofereceu a melhor mesa da casa, bem em frente a lareira.

Já se pretende apenas saborear um bom vinho, na frente do mesmo restaurante há uma espécie de beco e no final dele está o La Cave, local perfeito para isso.
Os restaurantes começam a funcionar a partir das 19h, além disso, descobrimos que os melhores normalmente ficam escondidos e somente quem é residente sabe deste detalhe.

Ficamos 2 dias em Annecy e achamos que foi o suficiente, claro que a cidade é linda e quem tiver mais tempo disponível para explorá-la deve aproveitar, mas preferimos continuar nossa viagem pela região.
Chegamos de TGV, pagamos € 50 euros (ambos), pegamos o trem na Gare de Lyon em Paris, a duração da viagem foi de aproximadamente 4 horas.
Partirmos de Annecy de ônibus rumo a Chamonix-Mont-Blanc pela Oui Bus pagando apenas 10 euros cada um.

Detalhe: em Annecy não há Uber (pelo menos não até novembro de 2017), então se você optar por ficar no Hotel Imperial terá que pegar um táxi no ponto que fica ao lado da estação. Não fique esperando táxi na frente da estação, simplesmente contorne-a no sentido horário e encontrará o ponto de táxi na sua lateral.

Festival de cinema de animação

Além de todos os atributos já conferidos a esta belíssima cidade alpina e de suas principais atrações que a torna destino de muitos turistas, seu festival de cinema de animação é considerado um dos principais eventos da cidade, chegando a ser comparado com o Festival de Cannes, mas para obras que utilizam essa técnica.

O evento foi criado em 1960 e este ano na sua 42º edição o grande homenageado foi o Brasil, que por sinal levou dois prêmios para casa um com  o curta Garoto transcodificado a partir de fosfeno na categoria Off-limits e o outro  na categoria de produções comissionadas com Leica: Everything in Black an White, de Mateus de Paula Santos. Vale lembrar que em 2014 nós também fizemos bonito com o Menino e o Mundo de Alê Abreu, além do Prêmio Cristal, dado ao melhor longa-metragem da mostra competitiva, o trabalho levou também o Prêmio do Público.

Festival de animação em Annecy
Todos os anos no mês de junho o festival atrai milhares de pessoas

Para quem não conhece Annecy, confira abaixo o nosso vídeo com mais riqueza de detalhes das paisagens e para quem já esteve lá, assista também, pois é sempre bom matar a saudade, afinal recordar é viver!

Leia também: Chamonix-Mont-Blanc – Um destino dos sonhos

Assine A Nossa Newsletter Para Receber Novidades, Dicas & Promoções!

    Quer saber um pouco mais sobre a gente? 
    Nos acompanhe nas redes sociais: @movie.places (Instagram)facebook/movieplacesoficial; youtube.com/movieplaces

      Deixe seu Comentário