Seja um colaborador Movie Places

Europa Itália Movie Places

A Verona de Cartas para Julieta | Itália 💌

3 de junho de 2019

Quem resiste a uma bela história romântica? E quando esta história se passa na Itália com paisagens de tirar o fôlego e ainda faz referência a uma das histórias de amor mais conhecidas de todos os tempos, aí fica impossível resistir… neste post iremos mostrar um pouco da belíssima cidade de Verona que aparece no filme Cartas para Julieta estrelado por Amanda Seyfried.

Chegando a Verona

Nós alugamos um carro em Milão e partimos rumo a Verona, a viagem durou cerca de 2 horas. Optamos pelo aluguel do carro, pois a nossa intenção era partir no dia seguinte rumo a Toscana, região que também aparece neste e em muitos outros filmes.

A grande maioria dos turistas chegam de trem e vão a pé para o centro histórico que fica a 2 km da estação. Se você não estiver a fim de caminhar, não se preocupe, pois há ônibus bem em frente.

A cidade

A cidade histórica de Verona situada ao norte da Itália, foi fundada pelos romanos no século I a.C. Ao longo dos séculos sofreu algumas ocupações, uma delas por Carlos Magno. No início do século XII, tornou-se independente, vindo a prosperar sob o domínio da família Scaliger.
A partir de 1797, tornou-se parte do Império Austríaco, retornando ao Reino da Itália em 1866.

O núcleo da cidade contém uma das mais ricas coleções de vestígios romanos no norte da Itália. São exemplos deste patrimônio a Ponte Pietra, o teatro romano, o anfiteatro Arena, a Porta Borsari, os restos da Porta Leoni, o Arco dei Gavi, o Castel vecchio e a Ponte de Castelvecchio.

A Verona de Cartas para Julieta, A Ponte de Castelvecchio parece no filme Cartas para Julieta.
Verona – Ponte de Castelvecchio.

Mas foi a literatura que eternizou esta cidade nos corações dos apaixonados através do romance de William Shakespeare, Romeu e Julieta. A trágica história de amor elaborada entre 1591 e 1595, retrata o amor proibido entre dois jovens na Verona renascentista.

Cartas para Julieta

O casal Sophie e Victor vivem em NY, mas decidem viajar à Verona para uma espécie de pré-lua de mel. Já na cidade a moça percebe que seu noivo está mais interessado em negócios do que em uma viagem romântica. Sozinha, ela decide explorar a cidade e se depara com a casa de Julieta, local para onde milhares de mulheres de todo o mundo escrevem relatando seus dramas amorosos.
Sophie decide trabalhar como voluntária e um dia chega em suas mãos a carta de uma mulher chamada Claire, ela responde e Claire retorna a Itália na companhia de seu neto Charlie em busca de seu grande amor do passado.

A Verona de Cartas para Julieta, Sophie sonha com uma viagem romântica.
Cartas para Julieta – Sophie vive em NY, mas planeja uma pré-lua de mel na Itália.

Summit Entertainment (Foto: Reprodução).

Locais que aparecem no filme

O filme começa com belas tomadas em Manhattan, que serve apenas como cenário para a introdução da história, em seguida o casal parte para Verona e de cara você já é agraciado com as belas estradas italianas, cercadas por vinhedos e pinheiros magníficos.

Já na cidade, as primeiras cenas mostram a Ponte Pietra, o Castello Vecchio e o Anfiteatro Arena até que por fim eles chegam ao número 2 da Piazzetta Tirabosco Antonio, onde Sophie e Victor se hospedam (na verdade trata-se de uma hospedaria fictícia). O local fica a dois minutos de distancia da Piazza delle Erbe que aparece logo em seguida quando Sophie decide conhecer melhor as redondezas, depois ela caminha pela Via Capello e se depara com a Casa di Giulietta.

O casal escolhe um tipo de acomodação que os aproxima mais dos hábitos dos moradores, um típico apartamento da cidade. Nós também gostamos de fazer este tipo de escolha, porque torna nossa experiência mais especial.
Ficamos hospedados no Corte Rialdi e nos sentimos quase residentes de Verona.

Corte Rialdi – Apartamentos 5 estrelas com uma excelente localização.
A Verona de Cartas para Julieta, A Piazza delle Erbe aparece no filme Cartas para Julieta.
Corte Rialdi – varanda voltada para a principal praça de Verona, a Piazza delle Erbe.

Diferentemente do que é mostrado no filme, no local não há mulheres escrevendo por todos os lados e choramingando pelos cantos. Até mesmo a parede de pedra é falsa e foi inserida para as gravações. O local onde as pessoas depositam as cartas é numa caixa de correios vermelha, já as autoras depositam as respostas na caixa de correios que fica em frente ao Palazzo Canossa.

A Verona de Cartas para Julieta, A Casa di Giulietta aparece no filme Cartas para Julieta.
Casa di Giulietta (filme) – ao chegar no local, Sophie vê várias mulheres escrevendo pedindo conselhos amorosos, algumas até mesmo chorando, o que é bem diferente da realidade.

Summit Entertainment (Foto: Reprodução).
A Verona de Cartas para Julieta, A Casa di Giulietta aparece no filme Cartas para Julieta.
Casa di Giulietta – Na vida real este é um dos pontos mais visitados por turistas em Verona, e não há ninguém chorando…
A Verona de Cartas para Julieta, O balcão da Casa di Giulietta aparece no filme Cartas para Julieta.
Casa di Giuletta – O famoso balcão.
A Verona de Cartas para Julieta, A Casa di Giulietta aparece no filme Cartas para Julieta.
Casa di Giulietta – quadro em homenagem ao casal mais conhecido do mundo.
A Verona de Cartas para Julieta, A Casa di Giulietta aparece no filme Cartas para Julieta.
Casa di Giulietta – Theo mexendo na gaveta da Giulietta 😲
A Verona de Cartas para Julieta, A Casa di Giulietta aparece no filme Cartas para Julieta.
Sorte – Diz a lenda que passar a mão no seio de Giulietta trás boa sorte, Theo achou indelicado e preferiu só observar a mamãe pagando mico.

Casa di Giulietta – segunda-feira das 13:30 às 19:30 e de terça a domingo das 08:30 h às 19:30 h (última entada às 18h45);
Valor da entrada: 6 euros. Crianças de até 7 anos não pagam.

Quando Sophie segue Isabella, é mostrado um local que não existe na vida real, o Trattoria lettere a Giulietta. No filme ele é um restaurante com uma casa nos fundos, onde as secretarias exercem seu trabalho voluntário.
No local há um restaurante, mas o nome é Trattoria Pescheria I Masenini.
A verdade é que as voluntárias trabalham na própria casa di Giulietta.

Por falar em restaurante, os mais movimentados estão na Piazza delle Erbe, são também os com os preços mais salgadinhos, mas isso só descobrimos depois que sentamos…

A Verona de Cartas para Julieta, A Piazza delle Erbe aparece no filme Cartas para Julieta.
Piazza delle Erbe – na praça estão os restaurantes, mas movimentados e mais caros também.
o anfiteatro romano também aparece no filme Cartas para Julieta e é uma parada obrigatória.
Arena de Verona – o anfiteatro romano também aparece no filme e é uma parada obrigatória.

Por fim, o filme passa uma mensagem super bonita de que nunca é tarde para ser feliz, para amar de verdade. A busca de Claire pelo grande amor de sua vida emociona os românticos de plantão e dá esperança àqueles que viveram uma história semelhante e ainda sonham com um final feliz 😍

A Verona de Cartas para Julieta, Claire & Lorenzo uma história de amor que sobreviveu ao tempo e a distancia.
Claire & Lorenzo – história de amor que sobreviveu ao tempo e a distancia.

Summit Entertainment (Foto: Reprodução).

Curiosidades


✅ Poucos sabem, mas é possível se casar na famosa mansão do século XIV que foi da família Cappello, com direito a foto no balcão bem no estilo shakespeariano.

Em 2009 o jogador de futebol Luca Ceccarelli casou-se na casa de Julieta, popularizando o local para este tipo de celebração. Caso queira maiores informações acesse o site oficial.

Casamento na Casa di Giulietta, Verona.
Casa de Julieta em Verona – o jogador de futebol Luca Ceccarelli popularizou o casamento no local.


✅ Assim como no filme, as pessoas escrevem pedindo conselhos amorosos e as cartas são respondidas por um time de voluntárias que trabalham no andar de cima da casa;

✅ Estima-se que cerca de 5.000 cartas são recebidas todos os anos, a maioria de mulheres;

✅ Apesar da casa ser do século XIV o que coincide com o romance de
Shakespeare, o balcão não é original, na verdade ele foi feito utilizando materiais de um sarcófago do século XVII;

✅ Em 1905 a cidade de Verona comprou a casa da família Cappello.
Acredita-se que foi devido a semelhança com o nome Capuleto (sobrenome de Julieta) que surgiu a famosa atração turística;

Assim com o trio Sophie, Claire e Charlie, também partimos rumo a Toscana e estivemos em Siena. Em breve postaremos o material aqui ; )

Se você é do tipo que não se contenta somente com texto e fotos, assista ao vídeo de Verona no nosso canal no YouTube… ah, e não se esqueça de se inscrever e deixar um like 💋💋 ⤵️

Quer saber um pouco mais sobre a gente? 
Nos acompanhe nas redes sociais: @movie.places (Instagram)facebook/movieplacesoficial; youtube.com/movieplaces

  • Reply
    Fabiana Ribeiro Fraga
    13 de janeiro de 2021 at 12:03

    E no final do filme no casamento. Onde fica aquela fazenda maravilhosa que seria a casa do Lorenzo?

Deixe seu Comentário