Seja um colaborador Movie Places

Movie & Book Reviews

A História real de Rollo da série Vikings

28 de novembro de 2020
Rollo História da Normandia

A segunda parte da sexta temporada da série que acompanha as guerras e conflitos na Era Viking, chega na Netflix no dia 31 de dezembro. Criada por Michael Hirst para ser originalmente uma minissérie, Vikings estreou no History Channel em 2013, mas com a excelente recepção dos espectadores foi renovada. Inicialmente centrada na figura nórdica de Ragnar Lothbrok (Travis Fimmel), gradativamente possibilitou que outros personagens ascendessem na trama, como sua companheira Lagertha (Katheryn Winnick), seu melhor amigo Floki (Gustaf Skarsgård), seus filhos, além de seu irmão Rollo (Clive Standen), e é sobre este último que irei falar neste post. Confira a seguir a História real de Rollo da série Vikings.

Hrolf Ganger

Assim como Ragnar e a maioria dos personagens, o controverso Rollo da série Vikings realmente existiu.
Seu nome era Hrolf Ganger, mas para os íntimos apenas Rollon, o caminhante. Diferentemente dos demais Vikings, que se preocupam em invadir e saquear terras, este ao chegar na França quis se estabelecer. Rei Carlos, o simples (sim aquele com cara de trouxa na série), cansado dos saques firmou um tratado com Rollo em 911, onde concedeu a ele terras em torno da cidade de Ruão, que posteriormente viria a se chamar Normandia, que tem este nome por causa dos Normandos. Com este acordo, Rollo torna-se vassalo do rei, converte-se ao cristianismo e garante a tão almejada paz a região que recebeu diversas incursões vikings que inclusive culminaram ao cerco à Paris no ano de 886.

Leia também: Como é se hospedar dentro do Mont Saint-Michel⠀⠀⠀⠀

Sir Rollon procriou, e o bisneto de seu bisneto foi ninguém mais ninguém menos que Guilherme, o conquistador, ou seja, o Primeiro Rei normando da Inglaterra, fazendo de Rollo ascendente indireto de todos os reis ingleses da dinastia Plantageneta. Detalhe, não há evidencias que Rollo casou-se mesmo com a princesa Gisela (Gisla), alguns historiadores apontam a improbabilidade da união porque Gisla deveria ser criança na época do acordo, ou ainda, que ela era filha ilegítima do rei Carlos e que a moça não deixou descendentes, portanto, seguindo essa linha de raciocínio, Rollo procriou com outra (s).⠀⠀⠀⠀

Rollo e Gisla – Há controversias se casamento de fato ocorreu

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Guilherme I – O Conquistador, primeiro Rei Normando da Inglaterra

No século XV os Plantagenetas foram derrotados na Guerra dos Cem Anos e assolados por diversos problemas. Surgiu então, a rivalidade entre dois ramos da Casa – York e Lancaster, dando origem a Guerra das Rosas, uma luta pela sucessão inglesa que durou 30 anos e culminou na Batalha de Bosworth Field em 1485. Esse conflito serviu de inspiração para obra de George R.R. Martin, Game of Thrones.

Batalha de Bosworth Field – Gravura publicada em 1864 numa crônica sobre Ricardo III e a Inglaterra

Leia também: Locações de Game Of Thrones na Irlanda do Norte – Parte 1

O reinado dos Plantagenetas chegou ao fim com a morte do rei Ricardo III. Henrique VII , de ascendência lancastriana, tornou-se rei da Inglaterra. Ele se casou com Elizabeth de York, encerrando assim a Guerra das Rosas e dando origem à dinastia Tudor.

Rollon – estátua em homenagem ao guardião Viking na cidade de Falaise, França

Leia também: Os 5 maiores erros de liderança de Game of Thrones

Assine A Nossa Newsletter Para Receber Novidades, Dicas & Promoções! 

    Você gosta de escrever? Se interessa por filmes, séries, livros e cultura geek? Seja um colaborador Movie Places!! Preencha o nosso formulário de seleção, clique aqui!

    Quer saber um pouco mais sobre a gente? 
    Nos acompanhe nas redes sociais: @movie.places (Instagram)facebook/movieplacesoficial; youtube.com/movieplaces

      Deixe seu Comentário