Home Europa A Florença de Hannibal Lecter | Itália

A Florença de Hannibal Lecter | Itália

by Jú Miyoshi | @movie.places
A Florença de Hannibal Lecter

Florença é principal cidade da Toscana, riquíssima em história, mundialmente conhecida por ser o berço do Renascimento italiano, lar dos poderosos Médici e palco de disputas que marcaram o curso da artístico e histórico da Itália.
Grandes personalidades tiveram passagem por Florença, como Leonardo da Vinci, Michelangelo e Galileu Galilei, entretanto no post de hoje iremos retratar a passagem de uma figura fictícia, mas que marcou eternamente a sétima arte, vamos conhecer A Florença de Hannibal Lecter.

A Florença de Hannibal Lecter.
Orion Pictures (Foto: Reprodução).

Um dos vilões mais famosos do cinema

Em 1991 ao aceitar o papel de um psiquiatra forense no aclamado O silêncio dos Inocentes, Anthony Hopkins daria vida a um dos maiores vilões da história do cinema e ainda arremataria o Oscar de melhor ator no ano seguinte.

O olhar frio e impetuoso de Hannibal Lecter aliado ao modo tranquilo como ele relatava seus crimes, fez muita gente suar frio. Mas você sabia que Anthony Hopkins não foi o primeiro a interpretá-lo nas telonas? Em 1986 Brian Cox estrelou Manhunter no papel do psicopata eternizado pelos livros de Thomas Harris.

Brian Cox foi o primeiro Hannibal.
Brian Cox – Infelizmente o Hannibal Lecter interpretado por ele não fez muito sucesso.

Mas por que Florença?

Durante a nossa viagem a Toscana fizemos uma série de stories no Intagram falando sobre a riqueza artística e histórica da cidade, se você não viu ainda pode conferir em nossos destaques (Veja aqui). Com essa introdução meio que eu já respondi a dúvida sobre a escolha de Hannibal por Florença. Até hoje estou para descobrir um personagem mais culto e inteligente que Lecter, logo Florença é simplesmente sua cara!

Florença foi escolhida por Hannibal para cometer seus crimes.
A Florença de Hannibal Lecter

Por onde ele andou (e fez estrago)…

Depois de escapar da prisão, Hannibal começa uma nova vida trabalhando numa biblioteca de uma nobre família de Florença, o psiquiatra mais cruel do cinema caminhava por importantes pontos turísticos, a maioria no centro histórico da cidade. Abaixo um breve resumo destes pontos:

📍 Fontana del Porcellino

Não são todos os turistas que param neste local, somente alguns sabem que esta fonte em formato de Javali esconde uma simpatia, nela você tem que jogar uma moeda na boca do animal, se ela cair dentro da fonte seu desejo será realizado, caso contrário, continue tentando… no filme, o inspetor Rinaldo Pazzi lava nela suas mãos sujas de sangue.

Fonte em Florença que aparece no filme Hannibal.

Fontana del Porcellino (Florença) – cena do filme Hannibal.

Orion Pictures (Foto: Reprodução).
Fonte em Florença que aparece no filme Hannibal.

Fontana del Porcellino (Florença) – Roberto e Theo fazendo a simpatia.

📍 Piazza della Signoria – Palazzo Vecchio

Esse é um dos pontos mais visitados de Florença, bem a sua frente fica a famosa réplica de O Davi de Michelangelo. Atualmente é a sede da prefeitura e o seu interior conta com um museu que expõe obras de importantes artistas do renascimento. É neste local que o inspetor finalmente encontra o médico psicopata, mas ao invés de capturá-lo acaba sendo capturado, obviamente seu fim foi trágico.

Cena do filme Hannibal.
Palazzo Vecchio (Florença) – cena do filme Hannibal.

Orion Pictures (Foto: Reprodução).
Jú Miyoshi em Cena do filme Hannibal.
Palazzo Vecchio (Florença) – cena do filme Hannibal.

📍 Ponte Vecchio

A famosa cena de Hannibal Lecter caminhando tranquilamente às margens do rio Arno foi filmada próximo a Ponte Vecchio, mas tem um detalhe: não é possível reproduzi-la porque não há acesso público neste ponto às margens. A cena foi gravada numa propriedade privada, um clube onde há aulas de remo. Até conseguimos entrar porque um aluno generoso abriu o portão, mas nos adiantou que não seria possível gravar ali, também não pudemos ficar por muito tempo.

Hannibal Lecter caminha ao longo do Rio Arno em Florença.
Ponte Vecchio – cena do filme Hannibal.

Orion Pictures (Foto: Reprodução).

Onde ficamos hospedados

Dificilmente você verá dicas de hospedagem distantes do centro histórico de Florença, mas posso te garantir que se você tiver a oportunidade de se hospedar na parte alta da cidade não irá se arrepender. A vista é simplesmente deslumbrante! No Villa Le Fontanelle logo pela manhã é possível admirar toda a beleza florentina, com a cúpula do Duomo se projetando sobre a cidade.

Escolhemos este local não somente por sua beleza e sofisticação, mas também por sua história, essa era uma propriedade da família Médici que foi doada por Cósimo I ao filósofo Marsilio Ficino, o maior representante do Humanismo florentino, ele dedicou sua vida para traduzir códigos Platônicos que até hoje desperta fascínio à estudiosos ao redor do mundo.

Confira também o nosso vídeo em Florença ; )

Quer saber um pouco mais sobre a gente? 
Nos acompanhe nas redes sociais: @movie.places (Instagram)facebook/movieplacesoficial; youtube.com/movieplaces

You may also like

Leave a Comment