Já se passaram 5 anos desde que o filme A Culpa é das estrelas estreou nos cinemas, mas tanto o filme quanto o livro ainda fazem grande sucesso.
Na época, o autor do best-seller Jonh Green viu as vendas de seu livro impulsionada devido ao ótimo desempenho da história nas telonas, afinal a obra arrecadou quatro vezes mais quanto custou e até hoje arrasta centenas de fãs pelas ruas de Amsterdã em busca dos locais que apareceram no filme. A Culpa é das Estrelas em Amsterdã sempre será um ótimo roteiro, vem comigo conferir ; )
O famoso banquinho
Esse banquinho já deu o que falar… hoje a peregrinação de fãs é bem menor do que em 2014, mesmo assim sempre tem alguém no local com carinha de emocionado ao cruzar a ponte, virar na rua Leidsegracht e dar de cara com o banco onde Augustus e Hazel se sentaram. Neste mesmo ano, alguns fãs foram surpreendidos pelo desaparecimento do banco que passou mais de três meses sumido, vindo a reaparecer em novembro de 2014 nos estúdios da 20th Century Fox (distribuidora do filme), por fim, nunca foi esclarecido o que o banco fazia por lá…
Na época também cogitaram uma possível vingança dos vizinhos que já não aguentavam mais a quantidade de turistas no local. Felizmente parece que hoje eles já se acostumaram com a movimentação e o banco permanece lá, repleto de mensagens de amor.

Casa de Anne Frank
Uma vez em Amsterdã, independente se você é fã ou não de A culpa é das estrelas, visitar a casa onde Anne Frank viveu é um passeio praticamente obrigatório, a única ressalva é para pessoas muito emotivas, porque o local mexe muito com as emoções de quem leu o livro e conhece bem a história de Anne.
No filme A culpa é das estrelas, era um grande desejo de Hazel conhecer o Anexo onde Anne Frank viveu por anos, e ela não poupou esforços para realizar este sonho, subiu ofegante os estreitos degraus com ajuda do seu amado Gus.

20th Century Fox: Foto Reprodução.

Foto: annefrank.org
Vale lembrar que para visitar o local é preciso comprar os ingressos antecipados no site oficial, não adianta ir direto porque não há bilheteria, inclusive as visitas são com horários marcados e mesmo assim há filas, pois trata-se de uma atração muito concorrida. Depois que sair do local, dê uma passadinha no Pancakes Amsterdam, o chocolate quente deles é maravilhoso, isso sem mencionar as panquecas…


Restaurante
Infelizmente não será possível fazer reserva no restaurante onde o casal jantou e o motivo é simples: ele não existe! Tanto no filme quanto no livro é citado o restaurante Oranjee, mas no local indicado (498 Keizersgracht) fica uma casa, nas minhas pesquisas descobri que a cena foi filmada num estúdio em Pittsburgh, nos Estados Unidos. Existe um café chamado Orange em Amsterdã, talvez possa confundir, mas saiba que não tem absolutamente nada a ver com o filme.

20th Century Fox: Foto Reprodução.
Rijksmuseum
Esse é o principal museu dos Países Baixos e reúne a maior coleção de arte holandesa, lá é possível ver obras de Rembrandt, Johannes Vermeer, entre outros renomados artistas holandeses. O local também aparece no filme A culpa é das estrelas. Quando tiramos a foto ainda era possível ver o famoso letreiro I amsterdam, mas ele foi removido da frente do Rijksmuseum em 2018, mas ainda é possível ver um no aeroporto de Shipol, um no parque Sloterpark e outro itinerante, no qual você consultar sua localização neste site aqui.

Andar de Tram (bondinho)
Sim nosso amado casal de A culpa é das estrelas andou de tram em Amsterdã, que tal fazer o mesmo que Gus e Hazel? Além de ser um excelente meio de transporte é barato. Só não se esqueça de sempre fazer o seu check-in e o seu check-out ao entrar e sair do tram.

20th Century Fox: Foto Reprodução.

Onde se hospedar
No filme os atores se hospedam no hotel Filosoof localizado numa região central de Amsterdã conhecida como Distrito dos museus, em 2017, após passar por uma extensa reforma o hotel mudou de nome e hoje se chama Pillows Anna van den Vondel, portanto não espere encontrar quartos com nomes de importantes filosófos, porque isso ficou no passado…
No filme Hazel e sua mãe ficaram no quarto Kierkegaard, um filósofo e teólogo dinamarquês e o de Gus no Heidegger, um filósofo alemão.
O escritor John Green já se hospedou no Filosoof.

20th Century Fox: Foto Reprodução.
Somoya – Casa barco em Amsterdã
Na época em que fomos (2017), o hotel que apareceu no filme ainda estava passando por reformas e como era um grande sonho conhecer uma típica casa barco, optamos pelo Air bnb e encontramos o Somoya. Ficamos simplesmente encantados com a estrutura do barco, a casa era muito organizada, a decoração muito bonita, o único inconveniente é que fica ancorado um pouco distante da região central, mas nada que 20 minutos de caminhada não resolva (a anfitriã oferece bicicletas grátis, mas ficamos receosos, porque em Amsterdã as pessoas correm muito).


Infelizmente não conhecemos a proprietária que é a Angie (ela vive no andar inferior), mas pelo livro de registros ela é uma excelente anfitriã, pois não faltavam elogios destinados a ela.

Mas de onde saiu este sonho de ficar hospedada numa casa barco Jú? Adivinhe só? De uma novela! Quando assisti as cenas de Páginas da vida em Amsterdã, me encantei pela personagem Nanda (Fernanda Vasconcellos) e decidi que se um dia fosse conhecer a cidade ficaria neste tipo de acomodação.

Globo: Foto Reprodução.
Espero que este post sobre A Culpa é das Estrelas em Amsterdã te ajude em seu roteiro para a cidade. Enquanto planeja a viagem, que tal assistir nosso vídeo por lá? Se curtir, não se esqueça de deixar seu like e se inscrever em nosso canal! ; )
Quer saber um pouco mais sobre a gente?
Nos acompanhe nas redes sociais: @movie.places (Instagram); facebook/movieplacesoficial; youtube.com/movieplaces