Seja um colaborador Movie Places

Europa Movie Places

5 lugares reais que inspiraram cenários de animações

19 de janeiro de 2021
5 lugares reais que inspiraram cenários de animações

Quantas vezes você assistiu a filmes de animações e ficou encantado com o cenário, imaginando se em algum lugar deste mundo pudesse existir um vilarejo ou paisagem como as que aparecem nas telas? Se você for um apaixonado/a por filmes como os da Disney, sua resposta deve ter sido várias! E se eu te disser que muitos destes lugares não só existem na vida real, como alguns tive o privilégio de visitar? Incrível não é mesmo? Confira abaixo 5 lugares reais que inspiraram cenários de animações!

Mont Saint Michel, França – Enrolados

Acredita-se que que inicialmente o monumento megalítico tenha sido utilizado para cultos pagãos, entretanto sua história começa a ganhar notoriedade a partir do ano de 708, quando o Bispo de Avranches, Saint-Aubert, decide construir um santuário em homenagem ao arcanjo que aparece em seus sonhos, o arcanjo Saint-Michel, conhecido por nós brasileiros como São Miguel arcanjo. É importante ressaltar que o Monte nem sempre teve o nome em homenagem ao arcanjo, já foi chamado de Monte Tombé e na idade média por Monte São Miguel em Perigo do Mar.

Veja também: 5 Filmes para viajar pra França sem sair de casa

Advinha onde a Disney foi buscar inspiração para reino da família de Rapunzel de Enrolados? Exatamente, no Monte Saint-Michel. A história é bem popular entre os pequenos, mas se você gosta de animação e pretende ir conhecer o santuário, por que não aproveitar para assisti-la?

Veja também: Se hospedando no Mont Saint-Michel, a cidade de Rapunzel

Neuschwanstein, Alemanha – Cinderella

O castelo de Neuschwanstein começou a ser construído em 1869, sob as ordens do Rei Luís II da Baviera, que acabou gastando tanto dinheiro no empreendimento que foi destituído do “cargo”. Ele só viveu no local por apenas172 dias, porque foi encontrado morto afogado num lago. Seu projeto nunca foi oficialmente terminado. Por fim, ele queria construí lo para ficar recluso e deixou ordens para que depois de sua morte fosse proibida a visitação, pois tinha receio que a obra se deteriorasse, porém seu desejo não foi respeitado e logo após sua morte o Castelo foi aberto à visitação e hoje é um dos locais mais visitados de toda Alemanha.
Esse fabuloso castelo inspirou Walt Disney a criar o Magic Kingdom, o castelo da Cinderella.

Parque Nacional de Canaima, Salto Ángel, Venezuela – Up nas alturas

Quando Carl Fredricksen, um vendedor de balões de 78 anos, perde sua esposa, companheira de toda um vida, ele decide realizar aquele que era o sonho de sua amada: conhecer a cachoeira Paradise Falls. Carl embarca numa grande aventura depois de prender milhares de balões à sua casa e voar rumo as florestas da América do Sul. A Disney buscou inspiração na cachoeira com maior queda do mundo, Salto Ángel ou Cataratas Ángel, com 979 metros de altura, sendo 807 metros de queda sem interrupção, ela fica na Venezuela, próximo da fronteira Brasil-Guiana. Seu nome é alusivo ao aviador estado-unidense James Crawford Angel e faz parte do Parque Nacional de Canaima, constituído em 1962 e declarado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, em 1994.

Veja também: 5 Lugares que alavancaram o turismo após aparecerem em filmes e séries

Alsácia, França – A Bela e a Fera

A Alsácia é uma belíssima região da França localizada na planície do Rio Reno, ao nordeste da país, que faz fronteira com a Alemanha e a Suíça. A região alternou entre o controle alemão e francês ao longo dos séculos, por isso, muitas de suas cidades apresentam uma mistura arquitetônica de ambas culturas.
Seus vilarejos nos remete ao contos de fadas como o de A Bela e a Fera. A história é um tradicional conto escrito em 1740 pela Dama de Villeneuve e alterado em 1756 por Jeanne-Marie de Beaumontpara para a versão mais conhecida. Já no cinema, seus cenários foram inspirados na região da Alsácia e no Castelo de Chambord no Vale do Loire.

Veja também: Vale a pena ir à Disneyland de Paris?

Castelo de Eilean Donan, Reino Unido – Valente

A Escócia é conhecida por ter belíssimos castelos e o de Eilean Donan é um dos mais conhecidos, sendo uma das atrações turísticas mais populares das Terras Altas. Localizado em sua própria pequena ilha, com vista para a Ilha de Skye e cercado pelas montanhas florestadas de Kintail. Por ser o mais famoso da Escócia, é comum o vermos em calendários, peças publicitárias, filmes e séries, dito isso, fica fácil compreender o porquê da Disney ter o escolhido para inspirar o da animação Valente. Eilean Donan também aparece na série Outlander.

Veja também: Locações de Game Of Thrones na Irlanda do Norte – Parte 1

Assine a nossa Newsletter para receber novidades, dicas & promoções! 👇

    Você gosta de escrever? Se interessa por filmes, séries, livros e cultura geek? Seja um colaborador Movie Places!! Preencha o nosso formulário de seleção, clique aqui!

    Quer saber um pouco mais sobre a gente? 
    Nos acompanhe nas redes sociais: @movie.places (Instagram)facebook/movieplaces; youtube.com/movieplaces

      Deixe seu Comentário