Movie Places

5 Lugares que alavancaram o turismo após aparecerem em filmes e séries

15 de outubro de 2020
Turismo Cinematográfico - Movieplaces Movie Places

O Turismo Cinematográfico é caracterizado por viagens no qual o turista viaja com o intuito de conhecer um local após tê-lo visto em alguma produção audiovisual, em geral, no cinema, mas essas produções também podem ser minisséries, novelas ou seriados. Apesar de ser reconhecido pelo Ministério do Turismo, ainda é pouco desenvolvido no Brasil, já na Europa Estados Unidos, Oceania e Ásia esse tipo de turismo é muito popular e movimenta grandes cifras.

O poder do turismo cinematográfico é tão grande que um estudo analisou seu impacto através de produções conhecidas e o aumento do turismo foi entre 10% a 300% de acordo com a obra. Para as secretarias de turismo essa é uma excelente notícia, mas nem sempre bem recebida pelos moradores devido a falta de preparo para alocar a quantidade de turistas que surgem do dia para noite. Abaixo alguns exemplos de lugares que alavancaram o turismo após aparecerem em filmes e séries:

Turismo Cinematográfico - Frozen, Noruega
Disney – Foto (Reprodução).

Turismo Cinematográfico - Harry Potter, Edimburgo
Warner Bros – Foto (Reprodução)

Turismo Cinematográfico - O Senhor dos anéis, Nova Zelândia
New Line Cinema – Foto (Reprodução)
Locações de Game Of Thrones na Irlanda do Norte – Parte 1
HBO – Foto (Reprodução)

Turismo Cinematográfico - Game of Thrones, Croácia
Cenários de Game of Thrones em Dubrovnik | Croácia
HBO – Foto (Reprodução)

No Salão do Turismo de 2008 foi lançada a Cartilha do Turismo Cinematográfico e em 2018 o MTur formalizou o Grupo de Turismo Cinematográfico – GTC, para ampliar as locações do cinema nacional em cenários que promovam tanto os tradicionais como também os novos destinos turísticos. Outro objetivo é atrair produções internacionais para filmagens no Brasil. Quando planejado, o turismo cinematográfico pode ser uma excelente ferramenta para alavancar o turismo, principalmente num cenário pós-pandemia.

Leia também: Vassouras: do Café à Presença de Anita

Assine A Nossa Newsletter Para Receber Novidades, Dicas & Promoções!

    Você gosta de escrever? Se interessa por filmes, séries, livros e cultura geek? Seja um colaborador Movie Places!! Preencha o nosso formulário de seleção, clique aqui!

    Quer saber um pouco mais sobre a gente? 
    Nos acompanhe nas redes sociais: @movie.places (Instagram)facebook/movieplacesoficial; youtube.com/movieplaces

      Deixe seu Comentário