Home Críticas 5 Filmes que escancaram o machismo

5 Filmes que escancaram o machismo

by Jú Miyoshi | @movie.places
5 Filmes sobre o machismo

Numa semana em que fomos chocados com a expressão nojenta “Estupro culposo” – que a propósito, todos já sabem, mas vale ressaltar, não EXISTE e não consta nas alegações do Ministério Público nem nos autos do caso Mariana Ferrer, vi a necessidade de criar essa lista, porque o audiovisual tem um papel muito importante para ajudar a disseminar informação e no processo de tomada de consciência. ⁣São obras difíceis de serem assistidas, mas sequer chegam perto do vídeo de Marina Ferrer sendo humilhada na vida real. Confira a baixo 5 Filmes que escancaram o machismo e todas as situações absurdas que as mulheres passam.

Papicha

Mounia Meddour, 2019

Nedjma (Lyna Khoudri) é uma talentosa estudante de moda que não se deixa amedrontar com a crescente onda de intolerância durante a Guerra Civil da Argélia. Grupos extremistas tentam de todas as formas cercear a liberdade feminina, impõe o uso do hijab, mas juntamente com suas amigas, Nedjma irá arriscar a vida ao organizar um desfile de moda.

Filmes sobre o machismo
Papicha- Disponível no Telecine Play

Terra Fria

Niki Caro, 2005

Esse filme baseado em fatos reais é extremamente importante para a luta das mulheres por direitos iguais e respeito. Charlize Theron entrega uma interpretação visceral numa história difícil de ser contata, mas ao mesmo tempo, inspiradora pela força de superação de Josey, na vida real Lois, uma mãe solo que luta para sustentar sua família enfrentando todo tipo de preconceito trabalhando numa mina.

Filmes sobre o machismo

5 graças

Deniz Gamze Ergüven, 2015

Este drama narra a injustiça sofrida por 5 irmãs que são pouco a pouco cerceadas de suas liberdades ao serem criadas numa cultura extremamente machista. As atuações são impecáveis e o filme foi indicado ao Oscar como melhor filme estrangeiro em 2016.

Filmes sobre o machismo
5 Graças – Disponível no Belas Artes à La Carte

Deus é mulher e seu nome é Petúnia

 Teona Strugar Mitevska, 2019

Uma mulher irá abalar as estruturas do seu vilarejo ao participar – sem ser convidada, de um concurso religioso onde há séculos somente homens podem concorrer. Ao sair vitoriosa, ela passa a enfrentar todo tipo de perseguição. A s falas de Petúnia mediante as situações absurdamente machistas soam como um hino.

Filmes sobre o machismo
Deus é mulher e seu nome é Petúnia – Disponível no Belas Artes à La Carte

Que bom te ver viva

Lúcia Murat, 1989

Um docudrama corajoso sobre as mulheres que sobreviveram à tortura durante a ditadura militar. Elas falam abertamente sobre suas experiências, preconceitos que sofreram e ainda sofrem, mágoas e também conquistas pós-trauma. Dirigido, escrito e produzido por Lúcia Murat.

Que bom te ver viva – Disponível grátis no SPCINE PLAY ou no Looke

Tem outras sugestões de Filmes que escancaram o machismo em nossa sociedade? Deixe nos comentários ; )

Veja a íntegra da audiência de Mariana Ferrer em julgamento sobre estupro:

Leia também: Precisamos falar sobre a fotografia de Bom Dia, Verônica

Assine A Nossa Newsletter Para Receber Novidades, Dicas & Promoções!

[contact-form-7 404 "Não encontrado"]

Você gosta de escrever? Se interessa por filmes, séries, livros e cultura geek? Seja um colaborador Movie Places!! Preencha o nosso formulário de seleção, clique aqui!

Quer saber um pouco mais sobre a gente? 
Nos acompanhe nas redes sociais: @movie.places (Instagram)facebook/movieplacesoficial; youtube.com/movieplaces

You may also like

Leave a Comment