Amadurecer é um processo difícil – você já deve ter ouvido essa frase pelo menos uma vez na vida. Com seu avançar, essas palavras começam a ecoar e o seu peso torna-se visível. De repente, a frase deixa de ser um clichê e passa a ser uma constante: bem-vinda a fase adulta. Conheça a seguir 5 filmes que abordam o amadurecimento feminino de diferentes formas.
P.S.: É meio óbvio, mas vale lembrar que estes filmes também são super indicados para homens ; )
Leia também: As melhores frases da série O Gambito da Rainha
Frances Ha
Noah Baumbach, 2012
Frances Ha representa toda uma geração de jovens que perambulam por um submundo peculiar. Nele, a maioria flerta com as artes, prefere realização pessoal ante a profissional – na verdade sequer admitem que uma pode existir sem a outra. Diferentemente de seus pais, eles não têm pressa para adquirir um carro ou conseguir uma promoção, até o porquê ainda não sabem muito bem o que irão fazer de suas vidas. Pode até ser que já tenham um diploma universitário, mas é muito provável que não tenha sido uma boa escolha. No momento estão se autodescobrindo e amadurecendo, bem aos poucos.

Lady bird
Greta Gerwig, 2017
Ah a adolescência…
Christine, “Lady Bird “, é a típica representação da adolescente: cheia de dúvidas, questionamentos, conflitos diversos e é claro, embates familiares. Aqui no caso, ênfase para o materno. Sem perceber, ela dá início a um processo de autoconhecimento, se coloca em situações típicas de fases de transição, que podem ser marcadas por confusões e mal entendidos. Inevitavelmente o espectador se vê algumas vezes em seu lugar, relembra que já cometeu muitas daquelas mancadas e isso dá até uma dorzinha no coração – se você for mãe vai entender melhor ainda. Lady Bird está passando por situações inevitáveis da vida, na qual praticamente todos nós já passamos ou teremos que passar (dependendo da idade do leitor/a) para conseguirmos amadurecer.

Livre
Jean-Marc Vallée, 2014
Cheryl cai em depressão após perder sua mãe com câncer e passar por um difícil divórcio. Ela começa a usar drogas e ter um comportamento autodestrutivo. Cansada da vida que estava vivendo, ela decide embarcar sozinha numa trilha de mais de 1770 km pela costa do Oceano Pacífico. Detalhe: ela nunca tinha feito isso antes. Durante essa jornada, Cheryl irá reviver momentos importantes de sua vida, refletir sobre seus erros, além de aprender poderosas lições. Ela saíra da trilha uma mulher completamente diferente daquela que iniciou a caminhada.

A liberdade é azul
Krzysztof Kieślowski, 1993
Este filme não retrata uma transição para a fase adulta, na verdade, sequer temos muitas informações sobre a vida pregressa de Julie. Seu processo de transformação e amadurecimento se dá após um acidente de carro, no qual ela perde sua família. A personagem, interpretada brilhantemente por Juliette Binoche, terá que aprender a viver sozinha, lidar com seus medos sem deixar que traumas do passado a paralise.
O filme faz parte da obra prima do diretor polonês Krzysztof Kieślowski, composta em 3 partes, onde as histórias são contadas de acordo com as cores da bandeira da França e ideais de sua Revolução, sendo: Liberdade (Azul); Igualdade (Branca); Fraternidade (Vermelho).

Closer – Perto demais
Mike Nichols, 2005
Recém chegada em Londres, Alice Ayres, conhece Dan e logo eles engatam um relacionamento, que a primeira vista parece fofinho, mas ao longo dos anos se mostrará falho, marcado por traições, separações, reconciliações e desenganos. Meio a essa montanha-russa emocional a moça terá que se decidir se segue vivendo desta forma, ao lado de quem acredita amar, ou se dará outro rumo a sua conturbada vida.

Leia também: 5 Filmes que escancaram o machismo
Assine A Nossa Newsletter Para Receber Novidades, Dicas & Promoções ; )
Você gosta de escrever? Se interessa por filmes, séries, livros e cultura geek? Seja um colaborador Movie Places!! Preencha o nosso formulário de seleção, clique aqui!
Quer saber um pouco mais sobre a gente?
Nos acompanhe nas redes sociais: @movie.places (Instagram); facebook/movieplacesoficial; youtube.com/movieplaces
Vintage girl, estudante de cinema que ama escrever e sonha ser roteirista profissional.
Nas horas vagas, sai pelo mundo a fora para conhecer os lugares onde foram gravados seus filmes e séries preferidos, sempre na companhia de seu esposo e filho.
Coluna Arte em cena: Jornal Portal
Sem Comentários